IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

DESNITRIFICAÇÃO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS EM REATOR ANAERÓBIO DE MANTA DE LODO

Mariaugusta Ferreira Mota 1
José Tavares de Sousa 1
Keliana Dantas Santos  1
Mário Pereira de Oliveira 1
Leila de Sousa Nunes  1
(1. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB)
INTRODUÇÃO:

A desnitritificação, em geral, tem como principal objetivo reduzir nitrato a nitrogênio molecular, essa redução se deve ao ganho de elétrons, o reator UASB tem sido utilizado com muita freqüência no tratamento de águas residuárias para a remoção de nutrientes. No processo da desnitrificação, as bactérias heterotróficas utilizam como fonte doadora de elétrons o carbono orgânico. No caso de esgotos sanitários, já tratados (tratamento secundário) e como estes não possuem carbono orgânico suficiente exigem, portanto, uma fonte externa de carbono. Sendo assim, o presente trabalho visou avaliar o potencial de desnitrificação de uma coluna preenchida com lodo anaeróbico sem o uso de outra fonte externa de carbono e a eficiência de uma reator de nitrificação.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido na área pertencente à Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (CAGEPA), município de Campina Grande – PB, onde está localizada a Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES) e os laboratórios do grupo de pesquisa do Programa de Pesquisa em saneamento Básico (PROSAB). O sistema de tratamento foi constituído de um reator anaeróbio do tipo UASB seguido de um reator de nitrificação. Durante três meses o reator UASB foi alimentado com efluente do reator de nitrificação mediante uma bomba de pulso onde foi submetido à desnitrificação. Foram analisados e estudados os seguintes parâmetros: DQO, alcalinidade, pH, nitrogênio kjeldahl, N-amoniacal, nitratos e nitritos.

RESULTADOS:

Com relação ao nitrato, a remoção média na coluna de desnitrificação foi de 91%. O pH se manteve ideal, no afluente nitrificado na faixa de 7,1 e no efluente desnitrificado na faixa de 7,5, considerado ideal. Na desnitrificação ocorreu a produção de alcalinidade, comprovando assim a conversão do nitrato a gás nitrogênio. A DQO obteve uma remoção de aproximadamente 69% devido a oxidação carbonácea.

CONCLUSÕES:

Durante os três meses de operação do reator UASB e do reator de nitritricação, a remoção do nitrato (91%) foi considerada favorável, portanto, o material orgânico presente no reator se mostrou como uma boa fonte de carbono para a desnitrificação. O reator UASB também se apresentou como uma ótima alternativa, já que é uma opção de baixo custo econômico e que proporciona uma remoção de matéria orgânica em um curto período de tempo.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Desnitrificação; Nitrato; Fonte-de-carbono.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006