IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho

QUEM SÃO OS TRABALHADORES QUE MIGRAM DO MARANHÃO PARA A LAVOURA DE CANA EM SÃO PAULO? O PERFIL DO TRABALHADOR MIGRANTE DE TIMBIRAS/MA.

Andréa Joana Sodre de Sousa 1
Karlene Carvalho Marinho 2
Marcelo Carneiro 3
(1. Universidade Federal do Maranhão / UFMA; 2. Universidade Federal do Maranhão / UFMA; 3. Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho procura discutir o perfil dos trabalhadores do município de Timbiras/MA, que migram para o estado de São Paulo, para atividade do corte de cana, nos meses de março e abril, indo até os meses finais do ano.

Iremos também discutir o perfil da família daqueles que migram, e questões importantes como idade, gênero, ocupação, entre outros que nos ajudaram a entender quem são estes trabalhadores e suas famílias.

METODOLOGIA:

A pesquisa baseou-se na aplicação de questionários em seis bairros do município de Timbiras, no período de 05 a 07 de março de 2005, com perguntas referentes à família e a saída do migrante, o que nos possibilitou colher dados para a construção de um perfil desse trabalhador.

Após essa primeira etapa, foram realizadas viagens ao município de Timbiras para completarmos os dados da pesquisa quantitativa, encaminhado a segunda etapa de caráter qualitativo, na qual pudemos ter um contato maior com os migrantes e seus familiares, o que nos possibilitou perceber aspectos da realidade pesquisada que não foram abrangidas na primeira etapa da pesquisa.

RESULTADOS:
A partir dos questionários aplicados, no total de 107, e análises das freqüências, verificou-se que dentre os trabalhadores que migram a maioria são mulheres correspondendo a 51,4%, e que o contato feito para essa saída dá-se principalmente através de familiares e amigos. Os municípios mais procurados pelos trabalhadores são: Ribeirão Preto/SP, Brasília/DF, Guariba/SP, Campestre/MA, Pradópolis/SP e Santa Rosa/SP. Os principais tipos de trabalho observados na análise das freqüências são: o corte de cana, trabalho doméstico, construção civil e colheita de laranja. Para o deslocamento, o meio de transporte mais utilizado são os ônibus clandestinos ou ônibus de “turismo”. No perfil da família encontramos a agricultura (56,1%) como a principal ocupação do chefe de família, e dentre os que trabalham na terra a maioria trabalha com sistema de arrendamento. Outro dado significativo é que 43% das famílias recebem aposentadoria. Estes e outros resultados serão discutidos no decorrer da apresentação. 
CONCLUSÕES:

Podemos concluir a partir das análises dos dados apresentados, que o município de Timbiras é um grande fornecedor de mão de obra para as Usinas de cana de açúcar em São Paulo. A saída desse migrante, dar-se principalmente pela necessidade de emprego e a busca pela melhoria de vida desse trabalhador e de sua família, que é envolvido pela idéia de “facilidade” e garantia de um salário que supre momentaneamente suas necessidades.

Outro ponto relevante diz respeito ao trabalho sazonal desse migrante, ou seja, ele vai trabalhar fora, mas depois retorna para sua cidade, a fim de fazer investimento como casa, móveis, etc; melhorando assim a sua situação e da sua família.

 
Palavras-chave: migrações; trabalho; familia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006