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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

O TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA E A ATIVIDADE TURÍSTICA

Renata Custódio 1
Valéria de Meira Albach 1
Grazielle Ueno 1
Juliana Medaglia 1
(1. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba)
INTRODUÇÃO:

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil e se destaca por soluções criativas que proporcionam desenvolvimento urbano, tecnológico e econômico, elevando a qualidade de vida de seus habitantes. Muitas destas soluções se transformaram em grandes atrativos turísticos da cidade, a exemplo dos parques e do sistema de transporte coletivo, foco deste trabalho.

O transporte coletivo curitibano tem como diferencial o sistema integrado por meio de Terminais e Estações-Tubo, possibilitando aos usuários percorrer trajetos mais longos com uma única tarifa. Este sistema atrai profissionais, planejadores, administradores e gestores de transporte com o objetivo de conhecê-lo e utilizá-lo como modelo em todo o mundo.

Com este propósito foi desenvolvido um estudo sobre o transporte coletivo de Curitiba como atrativo para o  turismo, com enfoque para o turismo técnico científico, que compreende como elemento motivador da viagem, o interesse ou a necessidade de realização de pesquisas.
METODOLOGIA:

Para a elaboração do presente trabalho foram utilizados métodos de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa documental realizou-se através de arquivos consultados no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), na URBS (Urbanização de Curitiba S.A - Empresa gerenciadora do sistema de transporte coletivo, trânsito, equipamentos urbanos, táxi e transporte comercial) e na Casa da Memória. Para a obtenção de dados secundários foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos das áreas de turismo, planejamento urbano e transportes, além de publicações em revistas, jornais e na Internet.

A pesquisa qualitativa teve como instrumento para a coleta de dados primários, as entrevistas realizadas em órgãos públicos municipais tais como a Prefeitura Municipal de Curitiba, IPPUC e URBS.

 

RESULTADOS:

Como resultado das pesquisas realizadas, percebe-se que a cidade de Curitiba possui reconhecimento nacional e internacional como referência no sistema de transporte coletivo. Fazendo com que haja um crescente número de delegações e comissões de trabalho realizando suas pesquisas embasadas nas bem sucedidas experiências deste sistema.

Dentre todos os aspectos relacionados ao planejamento urbano de Curitiba e de suas principais intervenções, cerca de 70% das visitas técnico-científicas realizadas estão focadas no transporte coletivo. Evidenciou-se ainda através das pesquisas qualitativas que faltam estatísticas da demanda em relação ao número de turistas com o perfil técnico científico. Sendo assim a pesquisa demonstra uma falha na oferta turística e na formatação de um produto turístico destinado a este público. Os órgãos que atendem estes visitantes são o IPPUC, a URBS e a Prefeitura Municipal de Curitiba, os mesmos distribuem o material disponível sobre o transporte coletivo, porém sem recursos humanos qualificados para tal atendimento.

Vale ainda ressaltar que nas entrevistas observou-se que os órgãos não consideram estes visitantes como turistas, mesmo eles sendo enquadrados neste conceito e possuindo o perfil de um consumidor turístico potencial.

CONCLUSÕES:

O turismo hoje ocupa lugar de grande destaque em relação às indústrias mundiais, pois, vem demonstrando nos últimos anos um crescimento muito significativo favorecido principalmente pelo desenvolvimento econômico e pela globalização.

O turismo técnico-científico, abordado neste trabalho apresenta como elemento motivador à realização de estudos e pesquisas focadas no desenvolvimento das ciências.

Acredita-se que estes visitantes podem ser considerados como turistas experientes pelo nível intelectual e poder aquisitivo apresentado. Desta forma também são observados como importantes difusores da cidade de Curitiba, promovendo a cidade e propagando sua imagem de forma positiva para diversos lugares no mundo.

Com a formatação dos dados coletados nesta pesquisa é possível identificar que uma programação ou um produto turístico elaborado para os visitantes que possuem o perfil técnico-científico agregaria valores bem como uma nova oportunidade para atividade turística.

Contudo este novo produto exigiria uma melhor integração dos órgãos responsáveis tanto pelo planejamento do transporte coletivo como pela gestão turística da cidade. Pois estes órgãos ainda não atentaram para a importância e o significativo crescimento deste segmento, que pode beneficiar também o desenvolvimento econômico e social da cidade.

 
Palavras-chave: transporte coletivo; atividade turística; planejamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006