IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
ANÁLISE DO PERFIL DOS USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE GESTÃO DAS UPR’s - UM ESTUDO DE CASO
Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira 1
Eleuza Ferreira Duarte 1
Esmael Almeida Machado 1
(1. Núcleo de Ciências Humanas e Sociais/UEMS)
INTRODUÇÃO:
A mudança da sociedade industrial para a sociedade informacional e do conhecimento transformou a maneira de o homem compreender o mundo. Por intermédio da tecnologia, criam-se novas relações, novos conhecimentos, novas maneiras de aprender e de pensar. Este princípio de competitividade global leva a uma reflexão quanto à gestão das empresas, que deveria ser facilitada, com a introdução de novas tecnologias em um ambiente onde se exige mais dos gestores. Estes devem possuir competências para monitorar o ambiente interno e externo dos empreendimentos, que já se encontram interconectados e interdependentes. No caso específico do setor de agronegócio no Brasil, a revolução pós-industrial, com as inovações tecnológicas oriundas de outros setores – como a tecnologia da informação e da comunicação –, provocou e provoca impactos profundos nas estruturas produtivas, exigindo, novas formas de organização da produção agroindustrial e demandando profissionais com perfis diferenciados. Para atingir este propósito foram escolhidas Unidades de Produção Rural (UPR’s) que desenvolvessem atividade agrícola, pecuária ou agropecuária; e produtores ou gestores rurais que fizessem uso de um sistema de informação gerencial para a administração de suas UPR's. Este trabalho teve como objetivo analisar de forma empírica o perfil dos produtores rurais que utilizam um sistema de informação gerencial computacional na gestão de suas Unidades de Produção Rural.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado através da aplicação de questionário em forma de entrevistas. O questionário foi dividido em quatro partes: na primeira parte foram estabelecidas 12 perguntas, a fim de identificar o perfil do entrevistado e da Unidade de Produção Rural (UPR); na segunda parte pretendeu-se identificar os fatores críticos controláveis que influenciam o processo decisório na gestão de empreendimentos rurais. A segunda parte foi subdividida em três grupos de fatores críticos: produtividade, comercialização e armazenamento, e captação de recursos, também foi solicitado ao entrevistado que atribuísse um valor na escala de 1-9 ao fator crítico apresentado, de acordo com o seu grau de importância. Na terceira parte foram apresentadas informações indicativas do fator que o entrevistado considerava quando utilizava a informação. Além disso, ele foi solicitado a responder, em cada informação, perguntas que possibilitaram a identificação da utilização daquela informação.
RESULTADOS:
O perfil dos usuários do sistema em estudo é o de proprietários e administradores de suas UPR’s e são cooperados da Cooperativa Agrária Mista Entre Rios Ltda., localizada no Município de Guarapuava (PR). Foram entrevistados 08 (oito) produtores rurais, usuários do sistema. O tempo médio de exploração das UPR’s pelos entrevistados é de 22 anos. O tamanho da área total das propriedades dos entrevistados varia entre 250 ha e 4.200 ha. As principais culturas exploradas são: milho, soja, trigo, cevada e batata. Do grupo entrevistado 50% são apenas agricultores e os demais são agropecuaristas. A maioria das UPR’s possui um gerente de produção, encarregado apenas de executar as tarefas operacionais. Todas as UPR’s utilizam o sistema de informação gerencial, por meio de um escritório de assessoria na administração das propriedades rurais, cujo contato  com o sistema inicia-se com a tarefa de fornecer os dados corretos para que o escritório se encarregue de processá-los e gerar mensalmente as informações, na forma de relatórios. Notou-se que houve uma mudança comportamental com relação ao gerenciamento de suas propriedades rurais, já que antes da implantação do sistema não possuíam a informação na forma adequada para que fizessem a análise de sua produtividade, da estratégia de negócios, dos processos administrativos, da estrutura e da cultura organizacional. A utilização das informações geradas pelo sistema ampliou a visão gerencial dos usuários.
CONCLUSÕES:
O fato de os entrevistados serem cooperados da Cooperativa Agrária, lhes proporciona meios e ambientes informacionais que os mantêm atualizados com relação ao ambiente externo, visualizando-se uma arquitetura informacional informal. Destaca-se que esta peculiaridade do caso estudado, ou seja, a arquitetura informacional tanto do sistema formal quanto do informal, não está circunscrita ao espaço físico da propriedade rural. Inferiu-se que a garantia do sucesso do sistema de informação está mais relacionada a uma mudança cultural e comportamental dos usuários de um sistema com relação ao seu empreendimento. Tal assertiva se aplica ao setor rural, onde nem todos os gerentes confiam ou acreditam nessa ferramenta administrativa, tendo em vista o pequeno número de cooperados da Cooperativa Agrária que utilizam as informações geradas pelo sistema de informação computadorizado em análise. Acredita-se que muito mais que desenvolver sistemas específicos para o setor, deve-se buscar estratégias para conscientizar os usuários da importância dessa ferramenta administrativa, demonstrando que isso poderá garantir a competitividade em um mercado globalizado. As mudanças deverão ocorrer primeiramente com o administrador rural, visto que se ele não acreditar e não confiar nas informações geradas pelo sistema gerencial, pouco adiantará sua implantação na organização.
 
Palavras-chave: Unidades de Produção Rural; Sistema de Informação Gerencial Computacional; Produtores Rurais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006