IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
OS INTELECTUAIS E O POPULAR: O ESTUDO DO FOLCLORE NO CEARÁ (1948-1963)
Ana Lorym Soares 1
(1. DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ / UFC)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a trajetória dos estudos do folclore no Ceará no período situado entre a criação da Comissão Cearense de Folclore (CCF) em maio de 1948 e a realização do 5º Congresso Nacional de Folclore em julho de 1963 em Fortaleza-Ceará. Os intelectuais organizados em torno da CCF, a saber, Eduardo Campos, Henriqueta Galeno, Mário Baratta, Francisco Alves, Gastão Justa, Cândida Galeno, Florival Seraine, dentre outros, estavam presentes em outras instituições de cunho intelectual do Estado, bem como em outros espaços semelhantes no país e fora dele. A realização desta pesquisa é justificada pela importância de se refletir sobre a natureza do vínculo institucional mantido entre os folcloristas congregados na CCF e os ligados à Comissão Nacional de Folclore (CNLF) criada em 1947 no Rio de Janeiro, que tiveram sua produção orientada científica e metodologicamente pela Comissão Nacional, relação fundamental para perceber como foi elaborada a leitura feita do objeto de pesquisa desses intelectuais: o folclore cearense.
METODOLOGIA:
Através dos artigos publicados pelos intelectuais acima citados, além de outros, em revistas, jornais da época, e em suas publicações literárias foi realizada análise do período, das atitudes e dos discursos dessa elite letrada que versava sobre matéria folclórica. Além disso, foi utilizada documentação institucional composta por estatuto de funcionamento da CCF e da CNFL.
RESULTADOS:
A partir da pesquisa realizada foi observado a ampliação e sistematização da produção literária discorrendo sobre matéria folclórica, bem como um esforço voltado para a elaboração de projetos propostos para a institucionalização dos estudos do folclore nas escolas cearenses de ensino básico. Tentou-se também, conseguir apoio governamental para levar a cabo seus projetos direcionados à preservação das manifestações folclóricas no Ceará. Foi constatado ainda, que a consolidação da Comissão Cearense de Folclore só foi possível, além dos esforços dos folcloristas ligados à Comissão Nacional de Folclore, sobretudo, Renato Almeida, seu presidente, devido a uma tradição dos estudos sobre folclore no Estado do Ceará.
CONCLUSÕES:

Através da análise dos vários discursos e ações voltadas para a preservação e valorização do folclore cearense emanados dos folcloristas da CCF, foi constatado que, não obstante à mobilização empreendida pelos folcloristas do Ceará em consonância com os objetivos da Comissão Nacional de Folclore, a grande maioria dos seus projetos não foi posta em prática, sendo dessa forma, avaliada a colaboração desses intelectuais como de maior concretude a sua produção literária.

Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial-PET / SESu
 
Palavras-chave: Ceará; folclore; intelectuais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006