IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 3. Psicolingüística

EMERGÊNCIA DOS VERBOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL.

Jocieli Sinigaglia 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC.)
INTRODUÇÃO:

Através deste trabalho pretende-se mostrar que na fase em que começam a aparecer dois itens por enunciado já há distinção formal entre substantivos e verbos ao contrário do que postula Ninio (1993). Desconfirma-se, igualmente, a teoria de que os substantivos emergem primeiro e em muito maior quantidade do que os verbos. Este estudo baseia-se nas informações colhidas nos enunciados proferidos pelo menino brasileiro Pá (20;21- M.L.U.1.45) que constituem, junto com os enunciados proferidos pelos participantes adultos, o arquivo Pau001.cha. Os dados referentes à primeira fase do sujeito Pá foram gravados em seu apartamento, em observação naturalística, durante cinco horas e os participantes, além da pesquisadora, foram os pais e, às vezes, a empregada (SCLIAR-CABRAL, L., 1977). As falas foram transcritas foneticamente e podem ser ouvidas no áudio digitalizado através do site: http:/childes.psy.cmu.edu/data/Romance/Portugese/florinopolis.zip.

METODOLOGIA:

Foi realizado o levantamento da freqüência do léxico dos enunciados do sujeito (arquivo Pau 001def_lexico.frq.cex) com análise das classes sintáticas dominadas pela criança (explícitas na linha morfológica), conforme o exemplo abaixo e seguindo o Manual CHILDES (MacWHINNEY, completar ano).

(1) File "pau001def_lexico.cha": line 5116.

*CHI: pô [= pôr] a@fp mamão@c [= sabão] .

%pho: `po ɐ a`mə̃w

%mor: v:ir|pô-TV2&INF fil|a n|mãe .

Para chegar a esse resultado foi necessário compatibilizar os radicais de todas as ocorrências com os radicais da linha morfológica, preparando os dados para a formalização das regras de alomorfia, de concatenação e das formas irregulares. Do item ‘babô’ babador, com 9 ocorrências, selecionamos o ex.:

(2) File "pau001def_lexico.cha": line 4065.

*CHI: babô@f .

%pho: naˡbo

%mor: n:f|babô .

no qual se observa a dissimilação do primeiro segmento: a forma foi homogeneizada com as demais 8 ocorrências em benefício do levantamento da freqüência e da aplicação automática do programa.

Concluiu-se o levantamento da freqüência das classes sintáticas da 1ª fase que são: onomatopéias, recorrentes, nomes, interrogativos, verbos, fillers, verbos auxiliares, partículas interrogativas, negação, comunicadores, interjeição, catenativos, prolocativos, cópulas, possessivos, demonstrativos, denominadores, advérbios, adjetivos, pronomes, quantitativos.

RESULTADOS:

Pode-se perceber que a emergência dos verbos na primeira fase do sujeito Pá é quase tão grande quanto à dos nomes. Foram encontradas 560 ocorrências (tokens) de nomes e 405 ocorrências de formas verbais. Como exemplos apresenta-se uma ocorrência da forma nominal papai que aparece 37 vezes e da forma verbal descê [=descer] que aparece 24 vezes.

(3) File "pau001def_lexico.cha": line 1757.

*CHI: [= no] botão 0do papai .

%pho: mbo`tõ pɐ`paj

%mor: fil|m n|botão n|papai .

(4) File "pau001def_lexico.cha": line 5399.

*CHI: qué descê .

%pho: `tɛ de`çe

%mor: v:aux|quer-TV2&IPFVM1 v|desc-TV2&INF .

A diferença também é pouca quanto ao número de tipos de nomes e de verbos proferidos. Foram encontrados 84 tipos de nomes e 71 tipos de verbos. Como exemplo apresenta-se um tipo de nome e um tipo de verbo.

(5) File "pau001def_lexico.cha": line 978.

*CHI: [>] .

%pho: ma`mə̃j

%mor: n|mamãe .

(6) File "pau001def_lexico.cha": line 132.

*CHI: ubá [= derrubar] !

%pho: u`ba-:

%mor: v|ub-TV1&INF !

CONCLUSÕES:

Com os resultados apresentados observa-se a pertinência da literatura mais recente ao desconfirmar os argumentos de que os substantivos emergem antes que os verbos (GENTER, 1982) por serem mais fáceis de recortar, já que se referem a objetos concretos, e de que a explosão lexical ocorre com substantivos e não com verbos (KILANI- SCHOCH, 2003) como afirmam Caselli et al (1999.p.77): "o surgimento e crescimento da morfologia flexional pode variar significativamente de uma língua para outra", ou seja, existem diferenças consideráveis dependentes da estrutura da língua adquirida. Em acréscimo, os verbos se distinguem dos nomes conforme assinala a formalização do supra-fixo & no exemplo (4), ou seja, &IPFVM1 para a ocorrência qué, 3ª pessoa não marcada do imperfectivo (presente do indicativo) e &INF, infinitivo.

Referências Bibliográficas

CASELLI, C.; CASADIO, P.; BATES, E. A comparison of the transition from first words to grammar in English and Italian. J. Child Lang., v. 26, p. 69-11, 1999.

Gentner, D. Why are nouns learned before verbs: linguistic relativity versus natural partitioning. In S. Kuczaj II (Ed.) . Language development, vol. 2: Language, thought and culture. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1982.

KILANI-SCHOCH, M. Early verb inflection in French: An investigation of two corpora. In: BITTNER, D.; DRESSLER, W.U.; KILANI-SCHOCH, M. (Eds.). Development of Verb Inflection in First Language Acquisition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003, p. 269-295.

MacWHINNEY. B. The Childes Project: Tools for Analyzing talk. Hillsdale, N Jersei: Lawrence Erlbaum, 2000, 3ª edição.

NINIO, A. On the fringes of the system: children’s acquisition of syntactically isolated forms at the onset of speech. First Language, v. 13, p. 291-313, 1993.

SCLIAR-CABRAL, L. A Explanação Lingüística em Gramáticas Emergentes. Tese de doutorado, São Paulo: USP, FFCHL, 1977.

Instituição de fomento: CNPq- Pibic
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aquisição da morfologia; Emergência verbal; Emergência nominal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006