As etapas necessárias para a realização deste trabalho tiveram como proposta metodológica visitas a escola, observação participativa do cotidiano escolar com objetivo de realizar a pesquisa de campo para coleta de dados no período de 19 de setembro a 19 de dezembro de 2005.
Este estudo foi desenvolvido no ambiente Escolar da Unidade Integrada Professor Luis Viana – da Rede Municipal de São Luis-Ma. Atualmente a Escola possui 1155 alunos e 98 professores no Ensino Fundamental, funcionando nos três turnos: matutino de 5ª a 8ª séries, vespertino de 1ª a 4ª séries , noturno de 5ª a 8ª séries e o EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Participaram deste estudo os professores, alunos e familiares dos alunos, coordenadores, diretores, secretária, zeladores e demais funcionários da escola.
Utilizamos como procedimentos questionários, entrevistas e os referencias teóricos do CEAD, além de exercícios que integravam atividades de leituras, escritas e relatórios que contribuíram para reflexão acerca dos questionamentos suscitados na implantação e implementação do Conselho Escolar.