IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

REPENSANDO A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSELHO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUIS – MA.

Maria Eunice Campos Brussio 1
José dos Santos Brussio 1
(1. SEMED)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada sobre atuação e implantação do Conselho escolar em uma escola da rede pública municipal de São  Luís/Ma a partir do Projeto Político Pedagógico. O interesse pelo tema fomentou-se a partir do Curso do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – CEAD.

O estudo teve por objetivo descrever, analisar e discutir a constituição e implantação do Conselho escolar através das características e da participação dos atores e envolvidos com a elaboração do Projeto Político pedagógico, com as formas de representatividade da gestão escolar e a relação do Conselho escolar com o processo de avaliação que estão acontecendo na escola.

METODOLOGIA:

As etapas necessárias para a realização deste trabalho tiveram como proposta metodológica visitas a escola, observação participativa do cotidiano escolar com objetivo de realizar a pesquisa de campo para coleta de dados no período de 19 de setembro a 19 de dezembro de 2005.

Este estudo foi desenvolvido no ambiente Escolar da Unidade Integrada Professor Luis Viana – da Rede Municipal de São Luis-Ma. Atualmente a Escola possui 1155 alunos e 98 professores no Ensino Fundamental, funcionando nos três turnos: matutino de 5ª a 8ª séries, vespertino de 1ª a 4ª séries , noturno de 5ª a 8ª séries e o EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Participaram deste estudo os professores, alunos e familiares dos alunos, coordenadores, diretores, secretária, zeladores e demais funcionários da escola.

Utilizamos como procedimentos questionários, entrevistas e os referencias teóricos do CEAD, além de exercícios que integravam atividades de leituras, escritas e relatórios que contribuíram para reflexão acerca dos questionamentos suscitados na implantação e implementação do Conselho Escolar.

RESULTADOS:

O trabalho de análise dos dados contribuiu para o aprofundamento e ampliação do tema em questão. No decorrer da pesquisa confirmou-se a importância do desenvolvimento de práticas investigativas na formação e criação do Conselho Escolar para o redimensionamento do Projeto Política Pedagógico.

Uma das perspectivas que pudemos analisar com maior cuidado foi a atuação do Conselho Escolar em relação ao processo de avaliação dos alunos, em especial os alunos de recuperação final. Embora a formação continuada seja uma prática educacional já implementada foi possível constatar que a concepção de avaliação tradicional ainda se faz presente na prática de alguns professores.

CONCLUSÕES:

O Conselho Escolar caminha de forma democrática e cooperativa na busca de resolução dos problemas comportamentais entre os alunos e demais seguimentos da escola. Além disso, foi possível constatar também que a escola é conhecedora da importância do Conselho Escolar nas tomadas de decisões e compartilhamento das ações de uma gestão participativa e emancipadora, no entanto, temos que reconhecer que algumas decisões ainda estão atreladas à Secretaria de Educação.

Vale acrescentar que embora consideremos um avanço, ainda existem alguns entraves na política administrativa dos Conselhos Escolares a exemplo do diretor(a) da escola, que conseqüentemente é o presidente do Conselho Escolar, ainda é indicado(a) pela Secretaria de Educação. Esta experiência apesar dos limites aponta possibilidades para construção de uma Gestão democrática e participativa.

 
Palavras-chave: Gestão Democrática ; Conselho Escolar ; Avaliação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006