IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

PERFIL DA FAMÍLIA CUIDADORA DE IDOSO DOENTE E/OU FRAGILIZADO NO CONTEXTO DE FLORIANÓPOLIS/SC

Fernanda Regina Vicente  1
Nicole Orosco Maciel  1
Lucia Hisako Takase Gonçalves  2
Angela Maria Alvarez  2
(1. Bolsista IC/CNPq. Departamento de Enfermagem - PEN/UFSC.; 2. Profa. Dra. Departamento de Enfermagem - PEN/UFSC)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa com objetivo de identificar o perfil do familiar cuidador principal de idoso doente e/ou fragilizado, convivendo em contexto domiciliar, foi realizada em Florianópolis, SC, no primeiro semestre de 2004 junto aos serviços públicos de saúde: UBS/PSF (Unidade Básica de Saúde/ Programa de Saúde da Família) e Ambulatório do HU/UFSC (Hospital Universitário).

METODOLOGIA:

A amostra de familiares cuidadores, num total de 115, foi selecionada junto aos cadastros existentes de famílias nas condições definidas, nos serviços referidos. Os sujeitos da pesquisa tiveram todas as orientações e cuidados éticos para a sua inclusão. Os dados foram coletados com a aplicação do QPFC (Questionário de Perfil do Familiar Cuidador) e o WHOQOL-Breve da OMS, construído especificamente para o presente estudo.

RESULTADOS:

Os cuidadores consideraram-se satisfeitos quanto a sua saúde e qualidade de vida, eram, em sua maioria, mulheres (84,3%), sendo que 64,6% cuidava do idoso de forma permanente, 56% recebia ajuda de outros familiares para o cuidado do idoso, contudo 28,4% eram cuidadoras únicas. Estes cuidadores, em sua maioria, já vem atuando de modo prolongado variando entre três e seis anos. Eles se manifestaram sofrendo de doenças, como: HA, DM, osteomusculares, além de referirem dificuldades econômicas, por impedimento de trabalho remunerado fora do lar (27,4%). Ao serem perguntados acerca de incômodo ou aborrecimentos na tarefa do cuidar face os comportamentos repetitivos dos idosos e os cuidados muitas vezes complexos exigidos, os cuidadores com freqüência responderam positivamente, embora ao mesmo tempo manifestaram um senso de satisfação por estarem cumprindo um ato dignificante na família e na comunidade.

CONCLUSÕES:

Os familiares cuidadores de idosos doentes e/ou fragilizados, continuam sendo preponderantemente mulheres, inclusive idosas. Tal resultado impõe aos programas de saúde da família de idosos em condição de dependência atenção específica que contemple o binômio idoso x cuidador.

Instituição de fomento: CAPES/PQI: UFSC-PEN x UESB-DS
 
Palavras-chave: Idoso; Cuidador; Família.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006