IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação

AVALIAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Mário Sérgio de Melo 1
Gilson Burigo Guimarães 1
Ivana de Freitas Barbola 2
Rosemeri Segecin Moro 2
Ana Maria Gealh 2
Jasmine Cardozo Moreira 3
(1. UEPG-DEGEO - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Departamento de Geociências; 2. UEPG-DEBIO - Departamento de Biologia Geral; 3. UEPG-DETUR - Departamento de Turismo)
INTRODUÇÃO:
Os Campos Gerais, com 11.761,41 km², estendem-se pela porção centro-leste do Estado do Paraná, no reverso da Escarpa Devoniana. Apresentam marcantes particularidades: amplos topos aplainados em contraste com escarpamentos, canyons, abrigos naturais sob tetos rochosos, relevos ruiniformes, feições de erosão subterrânea, rios lajeados, solos rasos e frágeis. A vegetação original é de campos, com capões e matas ripárias com araucária e alguns relictos de cerrado. A região encerra grande diversidade de fauna e flora, com endemismos e espécies ameaçadas e muitos sítios com significativo patrimônio natural, abrigando também vários sítios arqueológicos, vestígios de indígenas pré-históricos. A tradição pecuária, que predominou até a década de 1960, a partir dos anos 70 deu lugar a marcante transformação, com o avanço da agricultura mecanizada sobre os pastos naturais e crescente uso das terras para plantio de florestas de exóticas (Pinus). O quadro atual é de acentuado desequilíbrio: áreas com ecossistemas naturais preservados são muito restritas e estão sob forte pressão; os solos encontram-se em processo de erosão e esgotamento; o patrimônio natural ainda preservado está ameaçado de degradação; as águas superficiais e subterrâneas correm riscos de contaminação; mineração degrada áreas de preservação permanente. O projeto de estudos visou realizar diagnóstico do patrimônio natural regional, identificando riscos iminentes e propondo formas de preservação e uso sustentável.
METODOLOGIA:
Os estudos realizados tiveram caráter multi e interdisciplinar, com as seguintes áreas: a) Geologia: mapeamento, inventário de seções-tipo de unidades de rocha, estudo da relação da alteração das rochas com o relevo e degradação natural de pinturas rupestres; b) Geomorfologia: mapeamento de feições e unidades de relevo; c) Pedologia: compilação de mapa de solos; d) Climatologia: dados de precipitação, ventos, temperatura, insolação e umidade relativa do ar; e) Vegetação: avaliação ecológica rápida de áreas-piloto visando definir critérios de regionalização; f) Entomofauna: avaliação da diversidade, abundância e atividade sazonal de grupos de insetos através de capturas em 4 áreas de coleta; g) Ictiofauna: estudo da freqüência de ocorrência e do regime alimentar das espécies a partir de 12 capturas mensais em 4 estações de coleta; h) Mastofauna e avifauna: compilação e análise de dados disponíveis; i) Arqueologia: cadastramento de sítios arqueológicos e pinturas rupestres; j) Uso das terras: classificação a partir de imagens do satélite Landsat 7; k) Turismo em áreas naturais: levantamento do potencial turístico, através de inventário e diagnóstico de atrativos; l) Educação Ambiental: diagnóstico das atividades de Educação Ambiental na rede escolar e seminários em parceria com NREs e secretarias municipais de educação; m) Inventário com dados básicos dos sítios naturais e arqueológicos.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa estão consolidados em mapas em escala 1:250.000 (carta imagem, carta base, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, uso das terras) e em relatório técnico disponível em http://www.uepg.br/natural/, o qual contém dados detalhados referentes aos levantamentos realizados, que podem ser assim sintetizados: inventário de seções-tipo de unidades rochosas; identificação de processos de alteração de arenitos através da solubilização de cimento caulínico; tipologia de formas de relevo utilizável na região para inventário do patrimônio natural; cartogramas climáticos indicando variações regionais; identificação, riqueza e similaridade de cerca de 18.000 insetos coletados, estabelecendo-se comparações acerca dos padrões de diversidade e composição da entomofauna de áreas típicas dos Campos Gerais; identificação de três novas espécies de peixes entre cerca de 2.800 exemplares coletados; levantamento de 28 sítios arqueológicos com pinturas rupestres; constatação de que cerca de 39% da área correspondiam, no ano de 2000, a matas e campos, a maior parte muito degradada; cultivo e reflorestamento correspondiam a cerca de 60% da área, expandindo-se principalmente sobre os campos nativos; as atividades de educação ambiental abordam temáticas divulgadas pela mídia, muitas vezes sem relação com as características da região; o número de sítios com expressivo patrimônio natural é muito grande, mas sofre forte risco de degradação, justificando planejamento regional.
CONCLUSÕES:

Os riscos que ameaçam o patrimônio natural dos Campos Gerais comprometem também a manutenção dos níveis de produtividade e o equilíbrio social na região. São questões que demandam abordagem sistêmica, interdisciplinar, e não fragmentada em áreas temáticas desconexas. Os principais fatores de risco são: uso intensivo de solos frágeis sem levar em conta sua aptidão, o relevo e o contexto; mineração em áreas de preservação permanente; avanço dos reflorestamentos de Pinus sobre as raras áreas de campos nativos preservadas; comprometimento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas por efluentes urbanos, industriais e rurais; conflitos entre o uso da terra e a preservação de ecossistemas e do patrimônio natural; uso sistemático de queimadas no manejo de pastos e cultivos. A população local desconhece o patrimônio natural e arqueológico da região. As atividades de Educação Ambiental voltam-se para programas universais e/ou midiáticos, distantes da realidade local. O desconhecimento enfraquece a construção da identidade e da auto-estima da população e prejudica iniciativas para proteção do patrimônio natural e arqueológico. Este quadro indica a urgência de ações que envolvam desde diagnósticos ambientais até iniciativas no âmbito educacional e da administração regional, incluindo detalhamento do mapeamento de áreas preservadas, criação de novas unidades de conservação, planejamento de uso sustentável das terras, plano regional de Educação Ambiental e outras.

Instituição de fomento: Fundação Araucária e CNPq - Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação
 
Palavras-chave: Patrimônio Natural; Interdisciplinaridade; Campos Gerais do Paraná.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006