IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição

O CONSUMO DE SAL E ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO PODEM INFLUENCIAR NA PRESSÃO ARTERIAL DAS CRIANÇAS?

Fabiana Pires Costa 1
Sandra Helena Machado 1, 2
(1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.; 2. Professora orientadora / Curso de Nutrição)
INTRODUÇÃO:

Introdução: Atualmente a hipertensão arterial, apresenta-se não apenas em adultos, mas também em crianças em idade escolar.

METODOLOGIA:

Metodologia: trata-se de um estudo transversal. Foram realizadas medidas antropométricas e medidas da pressão arterial, seguindo métodos padronizados. Os responsáveis pelos escolares responderam um questionário contendo questões referentes as condições socioeconômicas, fatores de risco familiares para hipertensão e hábitos alimentares do escolar (questionário de freqüência).

RESULTADOS:

Resultados: Foram avaliados - 81 escolares, com idade média 8,3 ± 3,2 anos. Dentre os escolares, 45(55,60%) eram da escola da rede privada e 36(44,40%) da escola da rede pública. Foram encontrados dois escolares com hipertensão arterial sistólica e ambos eram da escola da rede pública (p= 0,194), no entanto o achado pode ter sido casual. Fato semelhante pode ter ocorrido com os quatro escolares com hipertensão arterial diastólica; desses três pertenciam a escola da rede privada. Porém não houve diferença significativa entre os grupos (p= 0,625). Os alimentos ricos em sódio, consumidos com maior freqüência foram: salgadinho, salsicha, queijos, cachorro quente e pizza. O consumo médio de sal encontrado nessa população foi de 7,66g (133,86mEq).

 

CONCLUSÕES:

Conclusão: O alimento rico em sódio que se correlacionou com níveis elevados de pressão arterial sistólica foi o de enlatados. Constatamos que, quanto maior o consumo de sal, maior a pressão arterial sistólica. Nessa população o consumo médio de sal encontra-se acima do recomendado pela literatura atualmente.

 
Palavras-chave: Hipertensão; Criança; Sódio.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006