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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 7. Economia Regional e Urbana

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL EM MATO GROSSO DO SUL

Rafael Anderson de Souza  1
(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS))
INTRODUÇÃO:

O mercado de telefonia móvel nos últimos anos sofreu um processo brutal de transformação e consolidação no país. Empresas se uniram e formaram novas empresas, concessões foram vendidas e novas foram adquiridas e o mercado se fortaleceu. O Brasil tem hoje mais telefones celulares em uso do que telefones fixos. Essas mudanças também são observadas no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo principal desse trabalho é observar como está estruturado o mercado de telefonia móvel, do ponto de vista das operadoras nesse estado. Em Mato Grosso do Sul, quatro são as operadoras de telefonia móvel que atuam em todo o estado, Brasil Telecom GSM, Claro, Tim e Vivo. A principal proposta desse trabalho é observar quais as ações e estratégias que as empresas de telefonia móvel utilizam para aumentar sua receita e aumentar a sua participação no mercado.

METODOLOGIA:

Esse trabalho focou suas pesquisas em dados disponíveis sobre as empresas em seus relatórios anuais, dados relativos à quantidade de clientes e seu ARPU, dados sobre a qualidade de serviços prestados e reclamações disponíveis na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Estruturar essas informações em modelos microeconômicos de estudos de mercado e observar as possíveis alterações necessárias.

RESULTADOS:

Já está se observa que a empresa líder está perdendo espaço no mercado. As empresas começam a focar seu alvo em aumento da receita gasta por cliente para aumentar a sua renda e não apenas em aumentar a quantidade de clientes. Os clientes pré-pago ainda são maioria, mas os clientes pós-pago já começam a aumentar a sua participação, principalmente com o surgimento e o início da massificação dos planos híbridos, no qual os clientes possuem maior controle sobre seus gastos. O estado de Mato Grosso do Sul é o quarto estado da federação em densidade (acessos por 100 habitantes) de telefone celular, perdendo apenas para o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

CONCLUSÕES:

O mercado de telefonia móvel sofreu mudanças fundamentais nos últimos cinco anos. Essas mudanças estão de longe perto de se consolidar. A Terceira Geração (3G) já começa a ser usada no país pelo mercado corporativo e antes que se imagine já estará sendo utilizada no mercado de pessoas físicas. Por isso a necessidade por parte das operadoras em estimular os seus clientes na utilização de serviços de dados. O primeiro serviço de dado a ser utilizado, Mensagem de Texto (SMS – o popular torpedo), já é a segunda fonte de renda das operadoras, perdendo apenas para os serviços de voz (ligações locais e de longa distância). Os serviços de Mensagem Multimídia (MMS) já começa a ser utilizado com freqüência, graças a queda do preços dos aparelhos high end que possuem esse serviço.

 
Palavras-chave: telefonia celular; estrutura de mercado; economia de MS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006