IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DA INTERNET: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Lidiane Pauli 1
Elizete Vieira Vitorino 2
(1. Bolsista - Curso de Pedagogia – UNIVALI ; 2. Profa. Orientadora – Depto. Ciência da Informação – UFSC)
INTRODUÇÃO:

Espera-se, na Universidade, que os alunos apresentem mudança de atitudes resultante do processo de ensino-aprendizagem. Tais mudanças estão estreitamente associadas às mudanças tecnológicas que a sociedade vem sofrendo, as quais oferecem oportunidades de opções metodológicas que podem influenciar a prática educativa em todos os níveis de ensino. A Internet hoje é um meio importante dentro de qualquer dimensão, seja do ponto de vista do aluno, seja do ponto de vista do professor. Quando estamos tratando da perspectiva discente, nossa atenção sobre os usos que estes fazem da Internet para os estudos, a pesquisa e o ensino, se revestem de importância. Os objetivos que se buscou alcançar nesta pesquisa compreendem a construção e organização de saberes sobre o uso da Internet por alunos do Curso de Pedagogia, buscando subsídios para contribuir com a identificação de competências e habilidades neste contexto. Especificamente, busca-se identificar percepção dos alunos quanto ao uso da Internet na pesquisa escolar (elaboração de pesquisas e de trabalhos escolares) e com relação às suas experimentações científico-pedagógicas nesta área; analisar e categorizar os discursos dos alunos e; organizar as percepções desses alunos. Portanto, a questão de pesquisa que se coloca é o seguinte: como se dá o uso da Internet para fins didáticos e de pesquisa por alunos do Curso de Pedagogia (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental)?

METODOLOGIA:
Passar de um conhecimento intuitivo e sumário do senso comum  para um conhecimento reflexivo onde se organiza, associa e se estabelecem relações com as informações que não se adquire de forma instantânea e direta: exigiu tempo, calma e paciência das pesquisadoras, configurando-se no “caminho da pesquisa”, ou seja, a metodologia da pesquisa, propriamente dita. A fenomenologia proporcionou os subsídios metodológicos iniciais desta pesquisa. Esta é predominantemente uma pesquisa-ação, pois é um tipo de pesquisa social, com base empírica em estreita associação com uma ação. Utilizaram-se subsídios da abordagem qualitativa de análise dos dados. Escolheu-se elaborar um instrumento de coleta de dados semi-aberto o qual possibilitou a obtenção do material desta pesquisa com fins qualitativos e quantitativos: a palavra expressa e a fala cotidiana, enfim, nos seus discursos intelectuais. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Curso de Pedagogia (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental), Centro de Educação de Biguaçu – SC, Campus B, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A população compõe-se dos alunos matriculados no curso, no segundo semestre de 2005 e que freqüentavam regularmente as aulas. Isto proporciona representatividade. A amostra foi intencional (foram aplicados 57 questionários). Através da análise de conteúdo, foram extraídas categorias das manifestações escritas dos alunos para subsidiar a construção de uma proposta de ação.
RESULTADOS:

Os alunos que freqüentam essa disciplina são adultos, com idade média entre 18 e 35 anos e trabalham em turno integral ou parcial. Dos alunos pesquisados, 41% ainda não atuam profissionalmente na área de Educação e 59% são atuantes na área de Educação. Isto demonstra duas possibilidades: a primeira relativa à responsabilidade que o Curso de Pedagogia representa na atuação profissional desses alunos, bem como a aplicabilidade de teorias e práticas pedagógicas para contribuir com esses alunos-professores e a segunda, quanto à formação dos futuros educadores, com possibilidades de contribuição concreta em competências e habilidades profissionais. A busca de dados iniciais para a pesquisa, mostrou que 89% gostam de usar o computador e apenas 11% dizem não gostar de usar a máquina. Isto mostra a importância de se reconhecer as percepções dos alunos de graduação – e neste caso particular de alunos de Pedagogia – quanto aos usos que estes fazem da Internet no ensino, na pesquisa e nas suas práticas pedagógicas, para desenvolver nesses alunos habilidades e competências para a Educação. Os alunos forneceram sugestões para contribuir com o uso efetivo da Internet no aprendizado. A maioria (63%) considera que a criação de oficinas sobre o uso da Internet na pesquisa é de grande importância. Na era da informação, a experiência educacional diversificada será a base para o sucesso da aprendizagem.

CONCLUSÕES:

Os dados obtidos na pesquisa fornecem subsídios para a educação continuada, quanto às habilidades e competências para o uso efetivo da Internet no ensino, pesquisa e nas práticas pedagógicas. A pesquisa desenvolvida proporcionou a categorização dos usos da Internet por alunos de graduação (Pedagogia), possibilitando a discussão sobre os sentimentos dos alunos quanto aos usos da Internet, vigentes à época da coleta de dados (abordagem fenomenológica). Os dados revelam que a Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. Na prática pedagógica é importante o futuro professor conhecer como ocorre a aprendizagem e ter claro a sua posição. Com as informações que estão ao alcance de todos, principalmente na Internet, o trabalho isolado do professor já não satisfaz mais. Diante dos resultados alcançados com esta pesquisa, foi possível idealizar uma proposta de ação, cuja intenção é contribuir para o esclarecimento das possibilidades de uso da Internet na construção de conhecimentos – quanto a ensino, pesquisa e prática pedagógica dos alunos de um curso de Pedagogia – e futuros educadores. Urge definir qual o tipo de educação é necessário para a realidade descoberta nesta pesquisa, e em que medida a Internet pode apoiar a educação.

Instituição de fomento: Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Competências e Habilidades na Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino Superior.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006