A pesquisa foi realizada através da análise de livros didáticos e de divulgação científica, estudo de artigos sobre ensino de ciências e sobre a abordagem de ensino mais adequada, em nossa opinião o construtivismo. Participação em palestras sobre educação e Teoria da Relatividade, bem como discussões sobre o tema.
A síntese dos pontos estudados mais relevantes culminou na elaboração de uma monografia de conclusão de curso e que atualmente serve como base para a elaboração de um artigo sobre ensino da Relatividade Restrita.
A motivação para o trabalho surgiu do artigo “Relatividade Restrita no Ensino Médio: Contração de Lorentz-Fitzgerld e aparência de objetos relativísticos em livros didáticos de Física” de Fernanda Ostermann. Posteriormente partimos para o estudo em si da abordagem da teoria no ensino médio com uso dos livros “Física” de Alberto Gaspar e “Os Fundamentos da Física” de Francisco Ramalho Junior, Nicolau Gilberto Ferraro e Paulo Antônio de Toledo Soares, que são os dois principais livros didáticos que dedicam um capítulo exclusivo para a Teoria da Relatividade.
Valiosa foi nossa participação no mini-simpósio “Física Moderna no Ensino Médio” ministrado pela professora Fernanda Ostermann, ocorrido no XVI SNEF, onde o tema foi discutido por professores.
Como última etapa tivemos a análise de livros de divulgação científica e seus exemplos didáticos e finalmente a elaboração de um plano para o estudo da teoria baseado em exemplos, paradoxos e concepções alternativas.