IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BIGUAÇU - SC
Emanuela Strunck 1
Elizete Vieira Vitorino 2
(1. Bolsista - Curso de Pedagogia – UNIVALI ; 2. Profa. Orientadora – Depto. Ciência da Informação – UFSC)
INTRODUÇÃO:

A Alfabetização Científica pode popularizar o conhecimento científico, para que o leigo possa utilizá-lo na sua vida cotidiana. Os meios de comunicação e, principalmente, as escolas podem contribuir para que a população tenha uma melhor compreensão da Ciência. Partimos do pressuposto que a Alfabetização Científica é um processo que tornará o indivíduo alfabetizado cientificamente nos assuntos que envolvem a Ciência e a Tecnologia, ultrapassando a mera reprodução de conceitos científicos, destituídos de significados, de sentidos e de aplicabilidade. Nesta perspectiva, a Alfabetização Científica se constitui num aliado para que o aluno possa ler e compreender o seu universo em busca da Competência Informacional (Information Literacy). Para a implementação efetiva desse “desafio”, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: quais as práticas pedagógicas de Alfabetização Científica utilizadas por professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu – SC? Nesta pesquisa são os seguintes os objetivos específicos: identificar a ótica dos professores quanto às suas experimentações científico-pedagógicas sobre Alfabetização Científica; analisar e categorizar os discursos dos professores e Organizar as práticas pedagógicas dos professores para identificar o fio condutor da proposta de ação pedagógica: competências e habilidades para a Alfabetização Científica.

METODOLOGIA:
Ao buscarem-se as práticas pedagógicas vivenciadas pelos professores, o método de abordagem configura-se como indutivo, pois possibilita o desenvolvimento de enunciados gerais sobre as observações acumuladas do caso específico e, inclusive, proposições que possam ter validades universais. A fenomenologia proporcionou os subsídios metodológicos iniciais desta pesquisa. Para descobrir as práticas pedagógicas dos professores, utilizou-se a abordagem qualitativa de análise dos dados. As bases teóricas da pesquisa qualitativa privilegiam a consciência do sujeito, entendendo a realidade social como uma construção humana. Os locais escolhidos para a realização da Pesquisa foram as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu-SC. A população compõe-se dos professores que lecionam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental dessas escolas. Isto proporciona representatividade. A amostra foi intencional. Através da análise de conteúdo, foram extraídas categorias representativas das manifestações escritas dos professores, as quais se configuraram no norte para a construção de uma proposta de ação. Para dar início aos trabalhos de pesquisa, foi realizado um pré-teste com o uma população e amostra semelhante à da pesquisa. Para obter as respostas dos entrevistados, foi importante motivar o respondente através de uma prévia exposição sobre a universidade que está promovendo a pesquisa e sobre as vantagens que a pesquisa poderá trazer para a Educação e, e em particular, para o respondente.
RESULTADOS:

Há entre os professores pesquisados, um maior reforço à leitura e atividades práticas e de campo (com ênfase para estas últimas). Foi importante perceber que nesta pergunta, os professores indicaram a ida à biblioteca como mais uma fonte de conhecimento, reconhecendo o valor da biblioteca escolar para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A biblioteca precisa ser, além de um lugar de pesquisa, uma fonte de prazer. A Internet também mencionada merece um comentário: é uma possibilidade que não pode estar alheia à escola e aos educadores, mas sim, deve estar integrada às suas práticas pedagógicas. A análise dos dados referentes ao papel do professor (na percepção do próprio professor) nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental demonstra uma visão importante desses profissionais sobre eles mesmos: são mediadores e formadores de cidadãos críticos e participativos (66,7%). Há professores que ainda se consideram transmissores de conhecimentos (14,3%). Sobre essa questão, ao serem expostos ao conceito de Alfabetização Científica, os professores pesquisados foram questionados sobre suas atividades voltadas para a Alfabetização Científica. A maioria afirma que costuma realizar atividades que promovem a Alfabetização Científica às vezes (50%) e sempre (44%). O desenvolvimento de competências e habilidades para a Alfabetização Científica é o caminho identificado nesta pesquisa para dar conta das necessidades por questões científicas nas Escolas pesquisadas.

CONCLUSÕES:

A proposta inicial de identificar as competências e habilidades para a Alfabetização Científica junto aos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Biguaçu – SC foi buscada durante a pesquisa e parcialmente alcançada. Isso se deve ao fato de se ter tido dificuldades de acesso ao campo devido à saída dos professores das aulas para poderem responder ao questionário. Mesmo assim, os resultados permitem afirmar que existem ações nas escolas voltadas à Alfabetização Científica. Muito ainda precisa ser realizado para que os professores possam desenvolver competências e habilidades que os credenciem de fato à promoção da Alfabetização Científica junto aos seus alunos. A proposta de ação “Competências e Habilidades para a Alfabetização Científica: formação continuada de professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Biguaçu – SC” é o primeiro passo para a formação de uma consciência voltada à promoção da ciência e a novos olhares para o mundo.

Instituição de fomento: Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Competências e Habilidades na Educação; Alfabetização Científica; Competência Informacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006