IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 6. Morfologia

MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS NO EPITÉLIO DOS DUCTOS DEFERENTES DE Scaptotrigona xanthotricha MOURE (HYMENOPTERA, APIDAE, MELIPONINI) DURANTE A MATURAÇÃO SEXUAL.

Vinícius Albano Araújo 1
Uyrá Zama 2
Clóvis Andrade Neves 3
Lúcio Antônio de Oliveira Campos 3
José Lino-Neto 3
(1. Departamento de Biologia Animal/DBA-UFV ; 2. Departamento de Biologia Celular, Instituto de Biologia/Unicamp; 3. Departamento de Biologia Geral/DBG-UFV)
INTRODUÇÃO:

A tribo Meliponini compreende as chamadas abelhas sem ferrão, distribuídas principalmente nas regiões tropicais do mundo e subtropicais do hemisfério sul. Compreende 27 gêneros, dentre eles Scaptotrigona, o qual apresenta 8 espécies descritas e um grande número de espécies crípticas. A maioria dos insetos possui glândulas acessórias no sistema reprodutor dos machos, e suas secreções possuem diversas funções como a maturação e ativação dos espermatozóides, indução e aceleração da oviposição após a cópula e formação do “plug” de cópula. No entanto, estas glândulas estão ausentes nos meliponídeos. Acredita-se que a função das glândulas acessórias possa ser substituída por células secretoras ao longo dos ductos deferentes, embora isto ainda não esteja comprovado nos Meliponini. As células do epitélio da vesícula seminal e de todo o ducto deferente podem secretar substâncias que compõem parte do fluido do sêmen, no entanto, esta secreção deve ocorrer em machos antes que eles se tornem sexualmente maduros. Neste trabalho descrevemos as principais alterações morfológicas dos ductos deferentes durante a maturação sexual de S. xanthotricha, afim de fornecer dados que esclareçam a relação morfofisiológica desta região com a biologia reprodutiva dos Meliponini.

METODOLOGIA:

 

Favos de cria foram retirados de colônias de S. xanthotricha mantidas no apiário da Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil. A idade das pupas e imagos foi determinada de acordo com o padrão de coloração dos olhos e pigmentação do corpo, foram estabelecidas cinco classes: 1) pupa de olho róseo; 2) pupa de olho marrom; 3) pupa de olho preto e corpo sem pigmentação; 4) imago com olho preto, corpo pigmentado e asa sem pigmentação; e 5) imago com olho preto, corpo e asa pigmentada. Os machos recém emergidos foram marcados com tinta para controle da idade. Estes machos foram colocados em caixas de madeira e mantidos em condições adequadas de alimento e em estufa B.O.D á 29ºC. Foram dissecados machos das cinco fases de pupa e adultos até 22 dias de idade. Para microscopia de luz os ductos deferentes foram fixados, pós-fixados em OsO4 1%, desidratados e embebidos em Historesin®. Ductos deferentes foram fixados em paraformaldeído e embebidos em Historesin® para realização dos seguintes testes histoquímicos: detecção de proteínas (Mercúrio de Bromofenol), polissacarídeos (PAS) e fosfatases ácida e básica. Todos os testes foram acompanhados de grupo controle positivo (intestino médio de Bombus terrestris). 

RESULTADOS:

O sistema reprodutor de machos de S. xanthotricha é formado por um par de testículos, cada um com quatro folículos, uma região dilatada e modificada, a vesícula seminal, e ductos pós-vesiculares, que se fundem formando o ducto ejaculatório. Logo após os espermatozóides migrarem para as vesículas seminais se inicia o processo de degeneração testicular.

Em pupas de olho rosa e marrom o epitélio das vesículas seminais é composto por células prismáticas com núcleos grandes. Nas pupas de olho marrom nota-se a presença de grandes estruturas tipo-vesícula na base das células e de grânulos de secreção no ápice. Em pupas de olho preto o lúmen dos ductos deferentes e das vesículas seminais apresenta secreções.

Os espermatozóides alcançam as vesículas seminais em machos com cinco dias. Com sete dias de vida, as vesículas seminais já estão completamente preenchidas por espermatozóides. Os ductos deferentes a partir desta idade mantêm um padrão semelhante, sendo os machos considerados sexualmente maduros. Alguns feixes de espermatozóides entram em contato com a parede do epitélio. A quantidade e o tamanho das inclusões tipo-vesícula variam ao longo da maturação sexual, mas sempre ocorreu á partir do 10º dia. Após o 20º dia observa-se um aumento no número de inclusões e muitos espermatozóides entram em contato com o epitélio. O teste para PAS foi positivo nas pupas evidenciando a presença de glicogênio na forma de pequenos grânulos de secreção.

CONCLUSÕES:

 O sistema reprodutor de S. xanthotricha corresponde ao padrão observado em outros Meliponini, os quais apresentam quatro folículos testiculares encapsulados juntamente com as vesículas seminais, e não possuem glândulas acessórias. Quando as vesículas seminais se enchem de espermatozóides os testículos entram em processo de degeneração e os machos podem ser considerados sexualmente maduros.

Os meliponídeos machos não possuem glândulas acessórias no trato reprodutor dos machos. Entretanto, parte do aparelho reprodutor é mantido no trato da fêmea após a cópula, impedindo cópulas subseqüentes. Provavelmente as secreções ao longo dos ductos deferentes de S. xanthotricha tenham função apenas de nutrição e manutenção dos espermatozóides viáveis até cópula, como encontrado para A. Mellifera.

Este trabalho demonstrou que machos de S. xanthotricha apresentam grandes modificações morfológicas no epitélio dos ductos deferentes ao longo do processo de maturação sexual. Sugerimos que os machos de S. xanthotricha atingem a maturidade sexual após o décimo dia de emergência, quando estarão aptos a abandonarem as colônias para possível cópula. Portanto, tentativas de acasalamentos em condições controladas devem ser realizadas com machos a partir dessa idade.

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: sistema reprodutor; abelhas sem ferrão; morfofisiologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006