IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
MARCADORES GENÉTICOS E DADOS DEMOGRÁFICOS AUXILIAM NA RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DA COMUNIDADE AFRO-DERIVADA DE VALONGO (SC)
Marcelo Rizzatti Luizon 1
Yara Costa Netto Muniz 1
Ilíada Rainha de Souza 2
Aguinaldo Luiz Simões 1
(1. Departamento de Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP; 2. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - BEG/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Parâmetros demográficos indicam na comunidade Afro-derivada isolada de Valongo (VAL-SC) um grau de migração muito baixo e um dos mais altos coeficientes de endocruzamento já registrados. A ação do efeito do fundador é ilustrada pela análise de marcadores clássicos, e os STRs autossômicos mostraram uma contribuição predominantemente Africana. Estes dados estão de acordo com os registros históricos que indicam a contribuição de quatro casais na formação desta comunidade, sendo sete indivíduos negros e um branco. Os PSAs (Population-Specific Alleles) são ideais em estimativas de mistura étnica e na detecção de associações alélicas entre loci não ligados, pois apresentam altos diferenciais de freqüência (d) entre populações parentais. Dessa maneira, os PSAs foram analisados no intuito de corroborar a hipótese de isolamento e detectar a estrutura populacional em VAL.
METODOLOGIA:
As freqüências de cinco PSAs autossômicos (RB2300, AT3, Sb19.3, APO e PV92) e do alelo CYP1A1*2C, que também apresenta alto d entre Ameríndios e Europeus/Africanos, foram obtidas por PCR, PCR-RFLP e PAGE 6%, seguido de coloração por Nitrato de Prata. Os programas GENEPOP, GDA e ADMIX2 e 3 foram utilizados nas análises estatísticas.
RESULTADOS:
Não foram observados desvios do Equilíbrio de Hardy-Weinberg. O alelo CYP1A1*2C, que apresenta freqüência de 95% em indígenas da Amazônia Brasileira, de 2,8 a 5,8% em Europeus e não foi detectado em populações Africanas, não foi observado em VAL. O coeficiente de endogamia (FIS) foi de –0,086 (p<0,01), e corrobora a hipótese de endogamia. Foram observadas associações alélicas significativas (p<0,05) entre os loci não ligados Sb19.3 e PV92, Sb19.3 e RB2300, e PV92 e RB2300. O número de associações significativas observadas está acima do limite admitido para o acaso (5%; ou seja 0,75 em um total de 15 associações), e poderiam indicar a presença de estrutura genética nesta comunidade. O programa ADMIX2 foi utilizado porque o modelo de mistura tri-híbrido foi inconsistente para o componente Ameríndio. As estimativas de contribuição Africana e Européia foram de 63% e 37%.
CONCLUSÕES:
A ausência do alelo CYP1A1*2C é condizente com o predomínio do componente Africano e ausência do Ameríndio na formação da comunidade de Valongo. A adequação ao modelo di-híbrido de mistura está de acordo com a história de formação da comunidade. O coeficiente de endogamia reflete a ocorrência de casamentos consangüíneos e corrobora a hipótese de isolamento de VAL. As associações alélicas entre loci não ligados refletem a estruturação de VAL, e junto com os dados de mistura étnica salientam a contribuição de genes Africanos e Europeus na formação da comunidade.
Instituição de fomento: Este trabalho recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Fomento adicional: CAPES
 
Palavras-chave: Alelos específicos de população; Populações afro-derivadas brasileiras; Isolados populacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006