IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
UM ESTUDO SOBRE FUNCIONALIDADES DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA SUPORTE A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Joelene de Oliveira de Lima 1
Lúcia Maria Martins Giraffa 1
(1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
INTRODUÇÃO:

Os softwares educacionais podem auxiliar os professores na atividade docente e, são potenciais auxiliares dos alunos na construção do seu conhecimento. A variedade e quantidade de softwares voltados para a área de Matemática permitem aos professores e alunos diversificarem a forma como trabalham e constroem o conhecimento. No entanto, esta variedade traz consigo uma série de questionamentos quanto a sua qualidade técnica e pedagógica. Além disso, o professor precisa planejar em que momentos devem ser introduzidos de forma a torná-los um recurso pedagógico. O maior desafio é o de relacionar a tecnologia disponível com a metodologia de trabalho do professor a fim de proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa de Matemática. A escolha deste programas não é uma tarefa trivial. Como saber que características buscar? Quais os requisitos a serem contemplados? Como isto se manifesta ou está indicado na tela do sistema é um problema para a maioria dos docentes. A fim de auxiliar a resolver este problema foi feita uma pesquisa que identificou os softwares mais utilizados nas escolas de Ensino Médio de Porto Alegre. Cada software foi analisado para identificar suas funcionalidades e estabelecer os requisitos a elas associados. Este trabalho integra a pesquisa, em andamento, associada à dissertação de Mestrado da primeira autora, sob orientação da professora Lúcia Giraffa. O trabalho está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

METODOLOGIA:

A pesquisa busca identificar os requisitos e funcionalidades necessárias aos softwares educacionais utilizados como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A estratégia metodológica deste trabalho baseia-se nos seguintes passos: levantamento de softwares educacionais mais utilizados pelos professores identificando suas similaridade de função, criação de proposta de categorias que permitam agrupar requisitos considerados fundamentais pelos professores usuários, validação destas categorias identificadas e elaboração de uma guia para auxiliar no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. Ao iniciar-se o trabalho de pesquisa foram selecionadas 20 escolas particulares de Porto Alegre com projetos pedagógicos na linha de Informática na Educação. Em seguida foi analisado cada um dos softwares para identificar seus recursos e características. Na seqüência, as funcionalidades foram agrupas em categorias por similaridade de função no contexto do programa. A partir destas, pode-se identificar uma proposta inicial de requisitos e funcionalidades que os softwares educacionais devem possuir para serem utilizados como apoio ao processo de ensino-aprendizagem, tendo por base pressupostos pedagógicos em uma abordagem mais construtivista do professor. A fim de prosseguir-se com o trabalho de pesquisa de forma ágil, foi desenvolvido um software para auxiliar a coleta de dados e pesquisa de opiniões.

RESULTADOS:

Espera-se com esta pesquisa disponibilizar um guia que auxilie equipes de projeto de software educacionais, especialmente aos professores de Matemática, para agilizar os seus trabalho e agregar qualidade ao produto gerado. E, também, auxiliar os professores a identificarem se um determinado software atende ou não a determinada característica, resultando em uma melhor seleção de programas a serem usados com seus alunos. Tarefa esta igualmente difícil de ser realizada devido a grande oferta de ambientes e a falta de preparo do professor para realizar esta atividade.

CONCLUSÕES:

Um bom programa educacional requer a participação de uma equipe com postura interdisciplinar que trabalhe de forma coordenada e cooperativa. Para que esse diálogo seja produtivo é necessário que as partes possuam uma linguagem comum que facilite a troca de experiências e informações relevantes e precisas. Dada à natureza diversa dos interlocutores no que tange a sua formação, os profissionais de Ciência da Computação e Ciências da Educação devem procurar adquirir vocabulário e experiências que lhes possibilitem o trabalho conjunto de forma produtiva.

O levantamento de requisitos e a definição das funcionalidades a serem contemplados num software são tarefas fundamentais para o sucesso do projeto Pressman (2001, p.196). Entretanto, elas não são rápidas de serem identificadas e requerem um preparo por parte da equipe.

 
Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologia; Software educacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006