IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA PRÁTICA HOMEOPÁTICA SEGUNDO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

Priscila França Zanelatto 1
Marcelo Medeiros 1
Maria Alves Barbosa 1
Karina Machado Siqueira 1
Laidilce Teles Zatta 1
(1. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás )
INTRODUÇÃO:

A Homeopatia se enquadra num modelo científico que acredita nas propriedades das partes, entendidas a partir da compreensão da dinâmica do todo. (MAGALHÃES, 2000). Fundamenta-se em três princípios: experimentação no homem sadio, tratamento pelo princípio da semelhança e utilização de medicamento dinamizado - doses infinitesimais (MAGALHÃES, 2000).

Em muitas ocasiões, a medicina tradicional encara a homeopatia como uma ameaça à alopatia. Por isso, muitas vezes, empenha-se em desacreditar a “doutrina rival”. Rotulam a homeopatia como uma prática baseada em hipóteses sem fundamentação científica e possuidora de uma terapêutica sem efeito algum.  Argumentam ainda, sobre a inconsistência dos ensinamentos de Hahenmann, principalmente no que se refere à lei dos semelhantes e ao poder dos remédios dinamizados (BERTOLLI  FILHO, 1988).

            Partindo da questão central nesta investigação, isto é, quais os motivos que levaram profissionais da área de saúde a especializar-se em homeopatia, traçamos como objetivo investigaras principais razões que motivaram os homeopatas a se especializarem nesta área e identificar as possibilidades e os limites da pratica homeopática, segundo percepções de profissionais atuantes nesta área.

METODOLOGIA:

Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada no Hospital de Medicina Alternativa e outros serviços de saúde, da cidade de Goiânia (GO), junto aos médicos destes serviços de saúde.

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas contendo questões a serem abordadas no momento da entrevista. O roteiro de entrevista previa duas partes. A primeira contendo dados específicos de caracterização dos participantese a segunda, envolvendo questões norteadoras que giraram em torno dos motivos da busca pela especialidade e o exercício da homeopatia.

A análise dos dados foi realizada nos moldes da Análise de Conteúdo- modalidade temática (BARDIN,1979). As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base no referencial teórico adotado. Salientamos que o projeto que originou esta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de É tica em Pesquisa Médica Humana e Animal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. (parecer n.028/2005)

RESULTADOS:

Após os procedimentos de organização das falas identificamos duas categorias temáticas. Na primeira formação e motivação para a especialização em homeopatia, todos os entrevistados fizeram especialização em homeopatia, a maioria disse que o curso foi de três anos. Sendo observado que os médicos se especializaram em diversos Estados. A maioria respondeu que a falta de respostas ao tratamento tradicional e os efeitos colaterais que a alopatia trazia os levaram a especializar-se em homeopatia.  Outras respostas foram a influência de amigos e familiares, as buscas por uma medicina mais natural, o contato com uma outra medicina alternativa que abriu espaço para aceitar a homeopatia e as perguntas feitas pelos pacientes levando a curiosidade dos médicos.

Na segunda, facilidades X dificuldades, identificamos que  maioria respondeu que a dificuldade maior foi o preconceito dos colegas alopatas. Também foi citado o preconceito na família e pela mídia. Além da dificuldade em estar prezo aos tratamentos alopáticos, como os medicamentos , a falta de comprovação científica da homeopatia e dificuldade em encontrar livros no Brasil. As facilidade deve a fácil aceitação do paciente por ser a última opção dele, aos bons resultados homeopáticos obtidos, as facilidades até do próprio curso ao chamar professores de outros Estados para darem aulas na especialização, por já ter trabalhado com uma outra medicina alternativa facilitando a aceitação da homeopatia.

 

CONCLUSÕES:

A homeopatia é um tratamento muito discutido no meio médico, principalmente sobre suas repostas terapêuticas, se tem um efeito ou não ou por que de ter o efeito. E é bem criticada por não ter um embasamento cientifico. Porém, verificamos que apesar destes médicos decidem se especializar nessa área. Neste estudo relatam suas dificuldades, superações, as facilidades ao atuar na homeopatia e sobre sua especialização em homeopatia. Verificamos que todos os homeopatas entrevistados estavam satisfeito com o que fazia e principalmente com os resultados dos tratamentos em seus pacientes.

Os dados nos mostram que de um modo geral os médicos entrevistados tiveram vários motivos para se especializarem em homeopatia sendo mais exposto a insatisfação com a medicina tradicional, devido à falta de resultados no tratamento e a seus efeitos adversos. A maioria desses médicos fizeram especialização em homeopatia por 3 anos. Sendo o preconceito principalmente dos colegas a maior dificuldade que eles enfrentam.

Porém, mesmo assim eles conseguiram superar essas dificuldades e ainda ressaltam varias facilidades como a fácil aceitação dos pacientes. E expõe ainda que ao atuarem em uma das modalidades da medicina alternativa abre oportunidade para trabalharem em uma outra da mesma área, quebrando até mesmo os próprios preconceitos.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Homeopatia; médicos; especialização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006