IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia

A IMPORTÂNCIA DA PRIVAÇÃO DA VISÃO NA AVALIAÇÃO AUDITIVA PARA TONS PUROS.

Maria Cecília dos Santos Marques 1
Kelly Cristina Lira de Andrade 1
Pedro de Lemos Menezes  1
Alberto Monteiro Peixoto  1
(1. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas / UNCISAL)
INTRODUÇÃO:

A relação entre a visão e a audição, nos exames de acuidade auditiva, até então, tem sido estudada, com menção apenas à importância de pistas visuais na alteração das audiometrias tonais e vocais. Em relação a audiometria, os pacientes devem ser privados do contato visual com o examinador, para não haver interferência no resultado de exame. Nada tem sido discutido sobre a opção de se realizar o exame de olhos abertos ou de olhos fechados, o que levaria em conta a interação entre a visão e audição do participante, e a respeito da alteração do resultado secundária à escolha de uma destas alternativas. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação direta entre a acuidade auditiva, por freqüência, e a utilização ou não do sentido da visão, numa tentativa de confirmar os resultados encontrados em pesquisa piloto realizada anteriormente. O estudo se fez necessário porque não existem pesquisas com grupos grandes que observem a relação da visão com os limiares auditivos.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada no Laboratório de Audiologia Prof. Marco Antônio Mota Gomes, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.  Foram selecionados 36 voluntários por demanda espontânea que foram submetidos à audiometria tonal limiar. Os limiares foram pesquisados por meio da técnica descendente, com intervalos de 10 dB e a confirmação das respostas pela técnica ascendente, com intervalos de 1 dB.  Foram avaliadas as seguintes freqüências: 500 Hz,1 kHz; 2 kHz, 4 kHz, 6 kHz, 8 kHz, 9 kHz, 12500kHz, 14kHz.  Os participantes foram testados duas vezes, uma de olhos abertos e outras de olhos vendados. Esta ordem foi aleatória. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva, incluindo tabelas e gráficos ilustrativos. O teste de medias emparelhadas, t de Student, foi aplicado para detectar as diferenças entre os sexos e entre as respostas com e sem venda nos olhos. O teste de analise de variâncias, ANOVA, foi utilizado para verificar a igualdade das respostas entre os planos e entre os grupos etários, seguido do teste de Tukey, para a comparação entre os pares. O software utilizado para a obtenção dos cálculos foi o SPSS, na versão 12.1.

RESULTADOS:
Só houve diferença estatisticamente significativa entre os olhos abertos e fechados em 500 (p=0,028) e em 1000 Hz (p=0,043), sendo as respostas melhores de olhos fechados.
CONCLUSÕES:
Os dados mostram que as respostas na Audiometria Tonal são melhores com os olhos fechados.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas / FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Audiometria; Visão; Audição.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006