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G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social

MEMÓRIA E IMAGENS DA ESCOLA NORMAL DE CATITÉ NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS

Joseni Pereira Meira Reis 1
(1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo reconstituir e refletir sobre as memórias e imagens presentes nas lembranças de professoras aposentadas que estudaram na escola normal de Caetité. A escolha dessa escola se justifica por ter sido uma das primeiras a ser implantada no interior da Bahia Região Sudoeste  para onde acorriam estudantes do alto sertão e norte de Minas Gerais. Ao fazer a opção por memória de professoras busquei realizar um trabalho que potencializasse as vozes de mulheres que fizeram a história da Educação local, mulheres que tiveram o privilégio de estudar numa escola referência para a época.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado tendo como fundamento a História Oral temática, numa abordagem qualitativa estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente e a valorização contextual dos sujeitos históricos.  Recorrir ao registro das entrevistas através do uso do gravador para reproduzir as falas das depoentes que foram previamente contactadas, as entrevistas seguiram um roteiro com perguntas semi-estruturadas e livres. Foram feitas, também, análises de documentos, entre estes, “o jornal A Penna” fundado em 1897, que relata os períodos áureos da escola. O referencial teórico está embasado em Maurice Halbwachs, Ecléia Bosi em seus estudos sobre os “quadros sociais da memória”, considerando que a memória do indivíduo depende do seu relacionamento com a família e com a classe social de convivências peculiares a esses indivíduos. E outros como: Guacira L. Louro, Leonor M. Tanuri que trabalham com formação de professores.
RESULTADOS:
A Escola foi inaugurada em 1898 funcionou até 1903, quando foi desativada por razões políticas, voltando a ser reativada em 1926 por iniciativa do professor Anísio Teixeira, coordenador estadual da educação. A escola normal para a sociedade caetiteense tinha um papel relevante, pois significava melhoria das condições sócio-econômicas e culturais, reconhecimento e inserção junto as grandes cidades do estado. Segundo as depoentes a escola representava para a comunidade um templo sagrado de instrução e educação, força capaz de promover a aproximação entre as comunidades vizinhas e elevar a cultura, os aspectos econômicos e o sociais da cidade.  (FERNANDES, 2006).
CONCLUSÕES:

Dessa forma percebemos como que a memória do grupo  guarda e torna indelével: imagens e fatos que foram e são importantes enquanto criadores e fortalecedores de uma identidade pessoal e profissional, contribuindo para o redimensionamento das atuais práticas docentes levando em consideração os diferentes contextos históricos.

Instituição de fomento: Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: educação; memória; formação de professor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006