IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
SÍNDROME DE BURNOUT EM BOMBEIROS
Fábio Saraiva 1
Jackson Adami 1
Vanessa Bertoldi Boff 1
Gisele Bernardi 1
Clarissa Giuliani Scherer 1
(1. Psicologia, Faculdade Assis Gurgacz/FAG)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho visa pesquisar a ocorrência da Síndrome de Burnout em profissionais do Corpo de Bombeiros. Esta Síndrome é caracterizada pelo desgaste no trabalho, desmotivação e insatisfação. A síndrome possui um foco de incidência em profissionais que trabalham em relações diretas com pessoas, tais como recepcionistas, médicos, bombeiros, enfermeiros e outros. Sabemos que apesar de sua fundamental tarefa para a manutenção da vida, o profissional do Corpo de Bombeiros está exposto ao risco de desenvolver a Síndrome de Burnout, pois o contexto de seu trabalho pode apresentar situações que facilitam a frustração, como por exemplo, diante da dificuldade de conciliar as atividades de trabalho com as demandas familiares. Além disso, outros fatores que os deixam propensos são as possíveis condições do ambiente de trabalho percebidas como ameaçadoras, os chamados estressores. Estes estressores envolveriam desde a presença de ruídos até a sobrecarga e perigo no trabalho. Diante dessa problemática, a investigação que se segue teve como objetivo geral identificar a incidência da Síndrome de Burnout nesses profissionais.

METODOLOGIA:

Participaram da pesquisa 81 (oitenta e um) profissionais integrantes do corpo de bombeiros de Cascavel/PR. Não houve restrições de participação quanto a sexo, idade, posto ocupado ou tempo de serviço.

Foi utilizado um questionário para caracterização de perfil sócio-demográfico dos participantes e o Maslach Burnout Inventory (MBI), traduzido e adaptado no Brasil por Lautert (1995) para avaliar a incidência da síndrome de Burnout. A caracterização dá síndrome está relacionada à incidência de sintomas que podem ser reunidos em três fatores: Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DP) e Realização Profissional (RP). Todos os cuidados tomados para com os procedimentos adotados durante as etapas de realização da pesquisa tiveram por finalidade respeitar as normas éticas e, dessa forma, justificaram a aprovação do projeto pela avaliação da comissão de ética formada pelo colegiado do curso de psicologia da Faculdade Assis Gurgacz.
RESULTADOS:
A partir dos dados obtidos na pesquisa, é possível destacar que a população é exclusivamente masculina, com faixa etária predominante entre 26 e 45 anos. Quase 80% dos integrantes da pesquisa são casados e possuem 1 ou 2 filhos, sendo que 20% possuem de 3 a 5 filhos. Também é importante ressaltar que todos os participantes haviam tirado férias no último ano. Para a avaliação da incidência dos fatores agregados a síndrome de burnout foi necessário utilizar parâmetros de análise constituídos com base nos dados obtidos em pesquisas sobre a mesma temática dentre a população brasileira (Menegaz, 2004). A soma dos resultados apresentados na escala indicou um baixo nível de Exaustão Emocional (1696), baixo nível de Despersonalização (793) e um médio nível de Realização Profissional (2937), conforme parâmetros traçados na validação do MBI no Brasil.
CONCLUSÕES:
Em conclusão, é possível deferir que não há incidência significativa de sintomas de burnout, uma vez que pelos resultados obtidos com o MBI, os participantes apresentam nível médio de Realização Profissional (2937), seguido de baixos escores em Despersonalização (793), e em Exaustão Emocional (1696). Embora os resultados demonstrem ainda condições razoáveis de atuação profissional, é importante ressaltar a necessidade de alternativas para que estes níveis mantenham-se baixos. No entanto, sabemos que algumas situações exigem maiores recursos e um considerável esforço para que a corporação atenda a todas as necessidades dos profissionais que nela trabalham, como por exemplo, diminuir a jornada de trabalho, reestruturar a corporação a fim de flexibilizar normas instituídas que dificultam as perspectivas de desenvolvimento da carreira e ignoram o reconhecimento pela relevância social do trabalho realizado por estes profissionais.
 
Palavras-chave: Burnout; Bombeiros; Trabalho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006