IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia

CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE GOUVEIA - MG.

Carlos Manoel de Oliveira 1
Sarah Valle Abrahão 1
Fernando Vitor Lopes Cardoso 1
(1. Centro Universitário do Planalto de Araxá / UNIARAXÁ)
INTRODUÇÃO:

O conceito de agricultura familiar parece coisa do passado, atrasada e sem importância. Em um país como o Brasil, dominado por grandes propriedades muitas extremamente modernas e competitivas, e muitas ainda improdutivas, parece um retrocesso falar em pequenos agricultores que trabalham a terra com base no esforço da família, e no comando do trabalho temporário de diaristas. A imagem difundida no Brasil é a de agricultores de subsistência, que resistem ao progresso e insistem em produzir alimentos básicos para consumo próprio; que reagem às recomendações técnicas dos especialistas, que têm medo de tomar crédito e de inserir-se na competição dos mercados. Ao contrário dos velhos paradigmas, cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira vêm desse tipo de produção rural e quase 40% do Valor Bruto da Produção Agropecuária são produzidos por agricultores familiares. Cerca de 70% do feijão consumido pelo país, alimento básico do prato da população brasileira vêm desse tipo de produção. Vêm daí também 84% da mandioca, 54% da bovinocultura de leite, 49% do milho e 40% de aves e ovos. A agricultura familiar também vem registrando o maior aumento de produtividade no campo nos últimos anos. Na década de 90, foi o segmento que mais cresceu. Entre 1989 e 1999, a produção agrícola familiar aumentou em 3,8% ao ano, o bom desempenho ocorreu mesmo em condições adversas para o setor, quando nesse período sofreu uma queda de 4,7% ao ano nos preços recebidos.

METODOLOGIA:

O município de Gouveia se localiza na área central do Estado de Minas Gerais a 252 km da capital Belo Horizonte. Com uma área de 877,7 Km2, apresenta uma altitude média de 1113,69 metros. A vegetação característica é de Cerrado tipo Campo Rupestre ou Campo de Altitude. Com o objetivo de caracterizar a agricultura familiar do Município, foi feito um levantamento junto aos produtores rurais da cidade de Gouveia que comercializam seus produtos na Feira Livre do Produtor do Município, por intermédio de uma ficha de atendimento com questões relacionadas à propriedade rural como: a comunidade rural que a propriedade pertence, a área total em hectares, se possui o benefício da energia elétrica na propriedade, as condições de tráfego em estradas de asfalto e de terra até o ponto de comercialização, os meios de transporte (se próprio, alugado ou de forma coletiva) do local de produção até a Feira, as formas de comercialização da produção (se somente na Feira de Produtores, se por atacadistas, intermediários e outros), mão de obra (somente familiar, meeiro, diarista e mensal) e a produção agrícola da propriedade.

RESULTADOS:
Foram ouvidos 42 produtores rurais, que representam 12,8% do total do município e com uma área total de 1312,44 ha, representando 5% da área de produção. Foram localizadas dentro da Feira, 33 produtores cujas propriedades se localizam em 09 comunidades agrícolas (Córrego do Veludo, Camelinho, Cuiabá, Ribeirão de Areia, Córrego da Cachoeira, Espadeiro, Espinho, Engenho da Raquel e Água Parada), 04 produtores de fazendas particulares, 01 produtor do município de Presidente Juscelino e 04 produtores localizados dentro da cidade de Gouveia. Do total de produtores, 95,24% possui energia elétrica. 73,81% dos produtores transportam a sua produção até a Feira de forma coletiva, com ajuda do poder público municipal. Junto à comercialização via Feira, 2,38% comercializa a produção através de atacadistas, 7,14% comercializa através de intermediários e 19,05% comercializa via convênio com a prefeitura para merenda escolar do município. Com relação às estradas, 77,27% e 45,94% consideram boas as condições de tráfego via asfalto e via terra respectivamente até o ponto de comercialização, porém 54,05% dos produtores alegam que as condições das estradas de terra é o principal gargalo. A produção local caracteriza-se por 19 produtos que são comercializados na Feira, desde produtos considerados primários até produtos industrializados, como fubá e rapadura. Destaque para a produção de hortaliças, alho, mandioca e milho, com 66,67%, 33,34%, 30,95% e 28,57% dos produtores, respectivamente.
CONCLUSÕES:
As comunidades de Camelinho e Cuiabá participam com o maior número de produtores da Feira, com 23,81% e 26,19% respectivamente e somam juntas, 42,77% do total da área de produção. O poder público municipal participa de forma ativa, auxiliando os pequenos produtores a escoar a sua produção mediante transporte coletivo das propriedades até a Feira, onde 73,81% dos produtores são atendidos dessa forma. A concentração de produtores em um determinado local facilita a venda para população, que se dirige para a Feira todos os sábados pela manhã com comodidade, onde se obtém produtos de boa qualidade e considerados frescos, pois a colheita é feita semanalmente. Há também uma variedade de produtos que são colocados a venda para a comunidade, desde produtos básicos até produtos considerados industrializados, o que aumenta o valor agregado e conseqüentemente eleva-se a renda. A principal dificuldade para os produtores é com relação às condições das estradas de terra, onde os buracos muitas vezes dificultam o transporte dos produtos e proprietários, podendo acarretar acidentes e atrasos, reduzindo a oferta dos produtos na Feira e conseqüentemente uma redução na renda do produtor.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Agricultura; Familiar; Caraterização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006