IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

IMPRESSÕES DOCENTES ACERCA DO EXAME VESTIBULAR: UMA VISÃO TÉCNICA E AVALIATIVA DE UM PROCESSO SELETIVO E SIGNIFICATIVO NA VIDA DO ESTUDANTE.

Aline Pereira da Encarnação 1
Lázaro Santos 1
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa “Vestibular e Sucesso Acadêmico - representações harmônicas ou contrastantes?”, analisa o processo de seleção para ingresso na UERJ, através do Vestibular. A partir desta análise, pôde-se constatar a presença de diversos fatores ligados às discussões sobre o Ensino Médio, a influência familiar, a ascensão sócio-econômica, além de sintomas psicológicos no adolescente, candidato a um curso superior.

Neste texto, iremos nos basear nas representações dos professores a respeito do exame, o que nos remete a questões ligadas à prática docente no Ensino Médio durante a preparação do aluno, a carga emocional liberada, bem como o significado simbólico e concreto que este processo de seleção demanda.

A importância deste estudo é marcada pela necessidade de se buscar uma melhora na avaliação de ingresso aos cursos superiores da UERJ. No caso da presente pesquisa, o curso de Pedagogia, “mapeando” as informações explicitadas nas entrevistas com professores e alunos.
METODOLOGIA:

Utilizamos uma metodologia quantitativo-qualitativa como instrumento, para alcançar os objetivos traçados, com o intuito de melhor analisar e trabalhar com os dados coletados.

A primeira fase da coleta de dados consistiu na aplicação de entrevistas semi-estruturadas, feitas com professores e alunos da Faculdade de Educação. O tema abordado foi o Vestibular, possuindo como categorias o conjunto de cinco questões.

A segunda fase consistiu em associações livres a partir da palavra Vestibular, separando assim as palavras-chave, conforme as suas repetições. Em seguida, partimos para a análise quantitativo-comparativa, utilizando para isto a metodologia de Análise do Discurso. Concluída esta etapa, dividimos as categorias verificadas nas entrevistas em sub-categorias, contabilizando-as por freqüência e porcentagem. A complementação deu-se com a definição do perfil do aluno de Pedagogia, através da análise documental do questionário sócio-cultural, sua pontuação obtida no exame Vestibular, bem como o diário de notas e freqüência das turmas. Estes dados serviram para trabalharmos a existência ou não de relação entre o sucesso no Vestibular e o posterior rendimento acadêmico. Para a 58ª SBPC, iremos expor a análise do discurso de professores em relação ao Vestibular, fase já concluída. A finalização desta pesquisa se dará com o cotejo dos discursos de professores e alunos acerca do exame, suas opiniões, expectativas e impressões.

RESULTADOS:
Para a 57ª SBPC, os resultados apresentados foram em relação ao delineamento dos alunos quanto ao papel do Vestibular como avaliador para o ingresso  ao ensino superior. Trabalhamos com as categorias “Lembranças do Vestibular” e “Opinião sobre o Vestibular”, concluindo que a maioria dos entrevistados (69,2%) possuem más lembranças do exame de seleção. Como solução mais indicada pelos alunos, para a substituição do Vestibular, detectamos a avaliação através das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio. Já para a 58ª SBPC, apresentamos os resultados da análise do discurso, porém dos professores, quanto à categoria “Opinião sobre o Vestibular”. Os docentes entrevistados, ao contrário dos alunos, possuem uma visão positiva acerca do Vestibular, totalizando-se em 67%, contra 25% que possuem opinião negativa. Entretanto, podemos perceber através dos discursos, que os professores não possuem um conhecimento sólido em relação ao processo. Alguns conhecem apenas o seu aspecto técnico, como por exemplo, o número de fases que o exame possui.O discurso evidencia uma inconformidade com o atual modelo adotado, porém sem poucas expectativas para uma mudança, abrindo espaço também para a dúvida em relação a outras alternativas para a avaliação. Pela análise das associações livres, podemos verificar as palavras com o maior número de repetições, sendo elas concurso, seleção, stress, nervosismo e competição.
CONCLUSÕES:

Com a finalização do “quadro representacional” de estudantes e professores, verificou-se que, para os alunos, as significações atribuídas ao Vestibular são de maioria negativas, acompanhadas da discordância do Vestibular como forma de avaliação. Ao passo que, os professores não comungam com a mesma opinião. Estes possuem uma visão positiva do Vestibular, indagando por mudanças, porém conhecendo pouco as possibilidades de realização. Os alunos não vêem relação entre o sucesso no Vestibular e o posterior rendimento acadêmico, o que assemelha-se à opinião docente. Com isso, podemos verificar, mais uma vez, o caráter oscilante na opinião dos professores, transitando entre a quase conformidade com o atual modelo de Vestibular e a percepção da baixa eficiência deste instrumento de avaliação para a significação na vida acadêmica do aluno.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: vestibular; avaliação; seleção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006