G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
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O SISTEMA DE APOIO À INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA, SC |
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Milene Besen Bylaardt 1 |
Julianne Fischer 1 |
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(1. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB) |
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INTRODUÇÃO: |
A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos e implica a definição de políticas públicas, traduzidas nas ações institucionalmente planejadas, implementadas e avaliadas.
Ao examinar os documentos oficiais que permeiam a educação para todos, sem exclusões, constata-se que os princípios democráticos e humanitários ali contidos são indiscutivelmente sedutores e possibilitam a ruptura do sistema de ensino tradicional. Com base nos documentos oficiais que regem a educação especial no Brasil, objetiva-se analisar a oferta de um sistema de apoio como possibilidade de inclusão educacional dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais no município de Massaranduba, Estado de Santa Catarina, e investigar como as políticas públicas de inclusão escolar vêm sendo aplicadas nesse município. Em suma, pretende-se com este estudo possibilitar um olhar mais acurado sobre a realidade local: dificuldades e possibilidades apresentadas pelos sujeitos frente à temática Educação Inclusiva. Como o município de Massaranduba não possui Plano Municipal de Educação, esta pesquisa, que dá voz aos diretamente envolvidos no processo, permitirá a proposição de metas e possibilidades para a educação inclusiva do referido município, baseando-se no que já existe. |
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METODOLOGIA: |
Essa pesquisa está sendo realizada em cinco escolas municipais de Massaranduba, SC, selecionadas por meio de um levantamento realizado sobre o número de alunos com deficiência que estão inclusos na rede regular de ensino. Caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista individual, semi-estruturada e estruturada, conforme as exigências dos documentos oficiais e os objetivos pretendidos por essa pesquisa. A entrevista foi aplicada ao Secretário de Educação, à Dirigente da Escola Especial, a duas educadoras, todos do município de Massaranduba, e à Integradora Regional de Educação Especial que atende a cinco municípios da região e à integradora que reside na cidade de Jaraguá do Sul, SC. Embora as questões levantadas para a pesquisa não tenham nascido a priori, tendo sido resultado de um primeiro contato com alguns dos sujeitos dela participantes, procurou saber se existem oportunidades de estudar, debater e aperfeiçoar-se para o desenvolvimento de uma prática pedagógica. Do referencial teórico constam: a legislação acerca dos direitos dos portadores de necessidades educacionais especiais (Legislação Educação Especial), direitos e deveres do educador (Plano Nacional da Educação), o Plano Estadual de Educação, SC, Stainback e Stainback (1999), Mitler (2003). Os dados estão sendo submetidos a uma análise comparativa por justaposição e comparação dos fenômenos. |
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RESULTADOS: |
Os resultados apontam 4 nichos de informações sobre a existência de um suporte de apoio e orientação para os profissionais da educação de Massaranduba:
Sujeito 1 - “No primeiro encontro do projeto estruturado pela Fundação Catarinense de Educação, o município de Massaranduba não enviou representante.”
Sujeito - 2 “Em 2004, houve capacitação; em 2005, não houve e, para 2006, não há previsão de cursos para os docentes da rede municipal de ensino. Para educação inclusiva, ainda não houve. A capacitação para educação especial acontece no estado e nós temos sorte de alguns professores que trabalham na rede municipal que também integram a estadual; aproveitamos a capacitação deste professor”.
Sujeito - 3 (Prof.) “A Orientadora da Secretaria Municipal de Educação vem raramente à escola, geralmente para distribuir material pedagógico”.
Sujeito - 4 (Prof.) “Na escola não dispomos, o que é feito é por conta da gente. Temos duas orientadoras que geralmente passam para trazer correspondência; em 2005, não recebi nenhuma visita de orientação. Acho que está faltando, está deixando muito a desejar”.
O Projeto Educação Inclusiva (2004) traz princípios para o caminho educacional inclusivo. Dentre eles, encontra-se a necessidade e a importância de se realizar formação continuada de professores de ensino regular para atender à demanda. Recursos humanos são indispensáveis para promover o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências dos profissionais da área e alunos. |
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CONCLUSÕES: |
A construção de sistemas educacionais inclusivos está orientada por ações de formação docente e organização do atendimento educacional especializado que visam à equiparação de oportunidades de desenvolvimento.
Os municípios brasileiros conquistaram maior autonomia, a partir da opção pela descentralização do poder estabelecida pela Constituição Brasileira de 1988.
Desde essa data, cada município adquiriu o poder de, tendo como parâmetros as políticas nacionais e estaduais, analisar sua realidade local e decidir como se caracterizarão os serviços que serão disponibilizados para sua população. Analisando esse contexto e dados coletados, pode-se afirmar que o município de Massaranduba, por não possuir o Plano Municipal de Educação, perde autonomia frente a questões que permitiriam um olhar e um agir mais acurado por meio desse instrumento norteador da política educacional do município.
Os resultados revelam que o município necessita realizar formação continuada para os professores de ensino regular para atender à demanda.
Assim, considerando que o processo de inclusão é irreversível, não podendo, por isso, passar por uma avaliação negativa ou retrocesso, pretende-se, com esta pesquisa, contribuir para uma proposição de metas e possibilidades para o sistema educacional inclusivo de Massaranduba.
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Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
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Palavras-chave: Educação Inclusiva; Políticas Públicas; Legislação Educação Especial. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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