IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

CONFIGURAÇÕES ESPACIAIS, RECURSOS  E DISPONIBILIDADE DE BRINQUEDOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Maria Aparecida Trevisan Zamberlan 1
Gilmara Lupion Moreno 1
(1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
INTRODUÇÃO:

As funções sociais das instituições educativas contemporâneas exigem que  essas garantam qualidade de vida nas suas organizações. A organização da rotina, o espaço físico, objetos e materiais educativos influenciam os usuários (adultos e crianças) nas suas representações, determinando, em parte, a maneira como ali  interagem. Essa organização não deriva de uma única concepção de atendimento à criança. Há espaços planejados, com salas amplas, ventiladas e iluminadas, com mobiliário e equipamentos de tamanho apropriado, concebidos para crianças pequenas e outros, adaptados, mobiliados de forma improvisada, que não foram projetados para essa finalidade. A legislação acerca do assunto é clara e abrangente, definindo normas especificas para a estruturação dos seus espaços, instalações e  equipamentos, embora muitas instituições dessa natureza  não atendam ao prescrito legal. A vida na creche se desenrola num espaço projetado. Sua ocupação e utilização o constituem como um  lócus de convivência pois é onde as crianças estabelecem e criam vínculos com seus coetâneos e adultos,  tornando as relações mais distributivas e contribuindo para tirar a centralidade do adulto nas interações. Essa pesquisa teve como objetivo identificar e descrever espaços físicos e a disponibilidade de brinquedos, jogos e recursos pedagógicos, em duas instituições de educação infantil da cidade de Londrina, freqüentadas por crianças de 3 meses a 6 anos.  

METODOLOGIA:

Se caracteriza como uma pesquisa descritiva de campo. A metodologia consistiu em um levantamento das configurações de espaços mediante coleta de dados in loco e por análise documental. Foram empregados itens para Observação Direta das configurações espaciais e análises de plantas baixas, seguidas de fotografias tiradas nesses locais. Para avaliar os recursos disponíveis oito categorias descritivas de brinquedos, jogos e demais materiais foram levantados ( de manipulação e construtivos, imaginativos, de regras, de parque, para exercícios físicos, ao tamanho natural das crianças e em miniaturas), tendo como referência os estudos citados na literatura ( Kishimoto, 1996;  Silva 2003; Craidy; Kraercher, 2003).

RESULTADOS:

A arquitetura de ambas as creches está relacionada a motivos infantis. O projeto do Centro de educação infantil do Campus dá a idéia de um trem – e o da Creche do Hospital Universitário tem como temática a brincadeira infantil, simbolizada pela pipa, pelo carretel e a linha, que configuram sua cobertura. A  creche campus, está situada em terreno de mais de 6.000 m2. Abrange a área construída de 819,59 m2, sendo  677, 53 m2  de área interna, que estão distribuídos em 3 setores funcionais:  área administrativa – ocupando 128,81m2  área de Cuidados e Pedagógica com o total de 429, 22 m2, e área de apoio e serviços  com 119, 5 m2. A Creche possui amplo “playground” com área gramada, cobertura externa; pátio coberto, parque infantil e casa de bonecas, tanque de areia, escorregador, balanços, gira-gira. O Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário apresenta área construída de 1.749 m2 em terreno  de 3.700 metros, sendo sua área interna de 1.105,28 m2 distribuídos por: área administrativa: - totalizando 270, 18 m2; área  Pedagógica e de Cuidados: 750,00 m2 e área de apoio com 159,00 m2. Possui pátio coberto ligado ao prédio – com 188  m2, estacionamento para automóveis e playground gramado. Os cuidados e estimulação, além de organização das atividades pedagógicas e brincadeiras livres  são desenvolvidos conforme a rotinas das creches, aproveitando seus diversos ambientes e recursos. Materiais de informática e mobiliários adequados auxiliam a tarefa pedagógica e brinquedos e recursos das mais diversas naturezas estão presentes nos cantos organizados para atividades envolvendo movimento, música, manipulação e construção, imitação, simulações e aventuras. A ludoteca e videoteca existentes complementam a proposta pedagógica.

CONCLUSÕES:

Conclui-se que as  instituições pesquisadas, apresentadas em suas singularidades, garantem as condições   mínimas  necessárias à promoção do desenvolvimento das crianças. Quanto à organização, os ambientes são arejados e bem iluminados, com luz artificial e natural. Todas as paredes estão pintadas e bem conservadas; há espaços físicos específicos e amplos,  que estão bem equipados com recursos materiais e audiovisuais. De modo geral,  são boas as condições de utilização dos espaços internos e ótimas, as condições de utilização dos espaços externos das creches. Com relação à dimensão relacional, atende a padrões de qualidade universal de cuidados: 1:4 no berçário; 1:7-8 no jardim e cerca de 1:11 na pré-escola. A dimensão temporal atende ao que se propõe a rotina, pois os diferentes espaços são utilizados em momentos determinados previamente e de acordo com sua proposta pedagógica e arquitetônica. Há uma grande variedade de brinquedos, de todas as categorias, mas com predominância de jogos educativos. Tanto as configurações quanto a forma de  organização em ambas as creches atendem  as necessidades de suas clientelas com padrões de qualidade.

 

Instituição de fomento: PROREITORIA DE PESQUISA E POSGRADUAÇÃO DA UEL
 
Palavras-chave: CONFIGURAÇÕES ESPACIAIS; EDUCAÇÃO INFANTIL; DISPONIBILIDADE DE BRINQUEDOS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006