IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

SEXOLOGIA À ALUNOS DE 5ª SÉRIE COM O AUXÍLIO DE MAPAS CONCEITUAIS

Andréa Martins de Freitas 1
Paulo Rômulo de Oliveira Frota 1
(1. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE/ UNESC)
INTRODUÇÃO:
 A passagem da infância para adolescência é uma fase de profundas transformações  fisiológicas, comportamentais e sociais, que apresenta como indicativo biológico, o  despertar da sexualidade. Esta fase sugere aos docentes que atendem a esta clientela a adoção de novas posturas e métodos pedagógicos que supram as  aspirações dos alunos. O tema sexualidade faz parte da grade curricular do ensino fundamental a partir da 7a série, porém já na 5a série ocorre o aparecimento de novas estruturas no  corpo com conseqüentes dúvidas e curiosidades, de  maneira que surge a indicação de uma abordagem introdutória sobre o tema, afim de, oferecer ao aluno o conhecimento necessário para um desenvolvimento saudável e consciente. Dentre os métodos pedagógicos que podem ser utilizados nesta abordagem, o mapa conceitual destaca-se por  abordar o tema de forma visual e sistemática possibilitando a interação em sala de aula  através de diálogos e conexões que facilitam o êxito do processo de ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
 Dividimos uma turma de 30 alunos da 5ª série da E.E.Pe.Francisco Miguel Bertero, Criciúma/SC, em A e B e ministramos aula sobre Sexologia utilizando métodos diferenciados para cada turma. Para a turma A, a aula foi ministrada de forma dialogada e expositiva, com a utilização apenas de quadro e giz, enfocando os fundamentos gerais do tema, e a seguir, foi aplicado um questionário escrito com questões abordadas durante a aula para ser respondido. Aos alunos da turma B, foi ministrada aula com o uso de mapas conceituais, apresentando no quadro os tópicos e conceitos principais do tema de forma sistemática, e após a aula, foram dispostos no quadro vários tópicos, acerca do tema abordado, de forma aleatória, para que os alunos organizassem em  síntese montando um novo mapa conceitual.
RESULTADOS:

De forma quantitativa, a turma B teve um índice de acerto de 90,54%, contra 39,55% da turma. A turma B apresentou maior facilidade para acomodar e evocar os conceitos quando solicitado A turma A demonstrou dificuldade em acomodar e organizar os conceitos, quando solicitados.

CONCLUSÕES:

 O tema Sexologia apesar de científico, ainda representa um tabu social condicionado pela sociedade. A abordagem deste tema sugere o uso de metodologias diferenciadas que facilitem a exposição do tema, e, em se tratando de um estudo introdutório para alunos de 5a série, este método se mostrou apropriado, demonstrando que a metodologia é, pelo menos para esta temática, uma abordagem significativa e válida de ser aplicada ao ensino fundamental.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: sexualidade; mapa conceitual; ensino-aprendizagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006