IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO RS: UMA ANÁLISE SOBRE AS TENDÊNCIAS E RECENTES TRANSFORMAÇÕES BASEADA NA TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS
Leandro Raizer 1
Clarissa Eckert Baeta Neves 1
(1. PPG EM SOCIOLOGIA/UFRGS)
INTRODUÇÃO:

Essa pesquisa de mestrado faz parte de um projeto mais amplo desenvolvido pelo GEU/UFRGS (Grupo de Estudos Sobre Universidade) que busca investigar as recentes transformações na educação superior no país e no Estado do RS. Entre essas transformações, destaca-se a ampliação nas taxas de acesso; criação de novos tipos de instituições de ensino superior (IES) como é o caso dos Centros Universitários; e de novos cursos, como os seqüenciais e tecnológicos.

METODOLOGIA:

A pesquisa empírica (que incluiu a realização de entrevistas, coleta e processamento de dados estatísticos- INEP/MEC, visita a diferentes IES, etc.) está fundamentada na metodologia comparativa entre experiências de diversificação (institucional e de tipos de cursos) implantadas no país, assim como em estudos comparativos sobre as experiências de diversificação na França, Alemanha e Estados Unidos. Os dados empíricos foram problematizados através das reflexões teóricas do sociólogo alemão, Niklas Luhmann.

RESULTADOS:

Entre os resultados da pesquisa destaca-se: 1. amplo mapeamento das experiências de diversificação institucional e de tipos de cursos no país, especialmente sobre o RS; 2. contribuição para os estudos sobre as mudanças significativas que vêm ocorrendo na educação superior e seu impacto sobre a sociedade, especialmente quanto à possibilidade que os novos tipos de IES e cursos têm de contribuir para a ampliação das taxas de acesso e permanência na educação superior do país; 3. contribuições para as reflexões sobre a aplicabilidade e relevância do uso da teoria dos sistemas sociais para análise dos fenômenos educacionais no país.

CONCLUSÕES:

Os resultados da presente pesquisa podem contribuir para as reflexões em torno das mudanças significativas que vêm ocorrendo na educação superior e seu impacto sobre a sociedade. Especialmente, na possibilidade que os novos tipos de IES e cursos têm de contribuir para a ampliação das taxas de acesso e permanência no ensino superior do país. No plano teórico,  o fenômeno educacional passa a ser visto como um sistema social diferenciado e complexo. Essa concepção é chave para entender a complexidade crescente que esse fenômeno ganha nas sociedades contemporâneas e as múltiplas relações estabelecidas com os demais sistemas e fenômenos sociais.

Instituição de fomento: CNPq, PPG em Sociologia da UFRGS
 
Palavras-chave: educação superior; teoria dos sistemas sociais; diversificação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006