IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Senecio ceratophylloides Griseb.

Leandro Nicolodi Francescato 1, 4
Gloria Narjara Santos da Silva 1
Patrícia Pozzatti 3, 4
Carlos Augusto Mallmann 2
Sydney Hartz Alves 3, 4
Berta Maria Heinzmann 1, 4
(1. Departamento de Farmácia Industrial, CCS/UFSM; 2. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva/UFSM; 3. Departamento de Microbiologia/UFSM; 4. Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, CCS/UFSM)
INTRODUÇÃO:

O gênero Senecio (Asteraceae) constitui um grupo de plantas cosmopolitas, formado por mais de 2000 espécies, das quais 85 ocorrem no Brasil e 33 são nativas da região sul. Uma das características da família Asteraceae, que aparece na maioria das espécies de Senecio, é a presença de óleos essenciais. Esta classe de constituintes é composta principalmente por terpenóides de propriedades lipofílicas, que apresentam um amplo espectro de atividades farmacológicas, tais como as atividades anestésica local, citotóxica, anti-helmíntica e antimicrobiana. Embora as espécies de Senecio tenham toxicidade reconhecida devido à presença de alcalóides pirrolizidínicos, várias plantas do gênero tem sido empregadas na medicina popular. Seu uso medicinal pode ser atribuído aos demais metabólitos secundários, como os flavonóides e os terpenóides. Senecio ceratophylloides Griseb. cresce em campos arenosos e rochosos no sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Para esta espécie, apenas pesquisas sobre o grupo dos alcalóides pirrolizidínicos foram relatadas. Este trabalho teve como objetivo o estudo da composição química e a avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial das partes aéreas desta espécie, uma vez que o fenômeno de resistência microbiana aos antibióticos disponíveis no mercado é crescente, e os constituintes vegetais podem vir a ser uma alternativa terapêutica importante para futuras aplicações clínicas.

METODOLOGIA:

As partes aéreas floridas de Senecio ceratophylloides Griseb. foram coletadas no município de Guaíba, RS, em novembro de 2005, e identificadas pelo Prof. Dr. Nelson Matzenbacher, do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Material testemunha encontra-se depositado no Herbário do Departamento de Biologia da UFSM, sob o número SMDB 8935. A extração do óleo essencial foi realizada pela técnica de arraste de vapor d’água, utilizando um aparelho tipo Clevenger modificado, conforme preconizado pela Farmacopéia Brasileira 4 ed. A análise dos componentes do óleo essencial foi realizada por CG-EM, e sua identificação foi feita pela comparação de seus índices de Kovats, em relação a uma série homóloga de n-alcanos, com dados da literatura e do padrão de fragmentação observado nos espectros de massas com a espectroteca NIST 98. A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada através da técnica de microdiluição em caldo, baseada nos documentos M27-A2/NCCLS para fungos e M7-A4/NCCLS para bactérias, sendo determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM). As cepas testadas foram: Candida albicans ATCC 28367, Saccharomyces cerevisiae ATCC 2601, Prototheca zopfii ATCC 461, Staphylococcus aureus ATCC 2512, Escherichia coli ATCC 25792 e Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853. As concentrações de óleo testadas variaram de 0,104 à 6,666 mg/mL para bactérias e de 0,052 à 3,333 mg/mL para fungos.

RESULTADOS:

A extração do óleo essencial pelo processo de hidrodestilação apresentou um rendimento de 0,036% em relação ao material vegetal fresco. Através da análise do óleo essencial de S. ceratophylloides por CG-EM foi constatada a presença de mono e sesquiterpenóides. Os constituintes majoritários do óleo essencial foram identificados como sendo o trans-b-ocimeno (6,4%), o germacreno D (23,8%), o d-cadineno (8,4%) e o a-cadinol (14,7%). Os resultados da atividade antimicrobiana indicam para o óleo essencial de S. ceratophylloides uma Concentração Inibitória Mínima (CIM) de 6,666 mg/mL no caso de S. aureus.  Para E. coli observou-se uma CIM > 6,666 mg/mL, e para P. aeruginosa foi observada uma CIM de 3,333 mg/mL. Para Candida albicans, Saccharomyces cerevisiae e Prototheca zopfii não foi observada inibição do crescimento microbiano nas concentrações testadas.

CONCLUSÕES:

O óleo essencial de Senecio ceratophylloides caracteriza-se pela presença de mono e sesquiterpenóides, principalmente de estrutura hidrocarbônica. O germacreno D, identificado como principal constituinte do óleo essencial, parece ser característico de espécies de Senecio. Sua abundância no gênero pode ser explicada pelo fato de ser este um composto intermediário-chave na biossíntese de outros sesquiterpenóides. Os resultados obtidos diferem de estudos semelhantes realizados com outras espécies de Senecio, uma vez que várias delas apresentam atividade antifúngica descrita. O óleo essencial de S. ceratophylloides demonstrou possuir apenas uma fraca atividade antibacteriana, e não apresentou atividade inibitória frente a alga e às leveduras nas concentrações testadas.

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Senecio ceratophylloides; óleo essencial; atividade antimicrobiana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006