IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROFESSORES DE QUÍMICA E O USO DE UM LIVRO DIDÁTICO INOVADOR
Cândida Emanuela de Jesus 1
Wildson Luiz Pereira dos Santos 1
(1. Instituto de Química, Universidade de Brasília/IQ-UnB-DF)
INTRODUÇÃO:
O livro didático tem papel central na organização e direcionamento da prática em sala de aula. Entendemos que as opções metodológicas e de material pedagógico feitas pelo professor podem revelar muito de sua prática cotidiana e aspirações em torno do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, compreender o modo de apropriação do material pelos professores e alunos pode fornecer indicações sobre as concepções dos mesmos acerca do ensino e suas tendências. No intuito de identificar tais concepções, foi realizado este estudo, que parte da análise do perfil dos professores que adotaram o livro didático inovador “Química e Sociedade” em 2004 e dos motivos que os levaram a optar por tal material. Além disso, analisamos as relações entre esse recurso de ensino e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, como também as diferentes formas de utilização do livro didático no contexto escolar e as dificuldades enfrentadas em seu uso.
METODOLOGIA:
Os resultados aqui apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados coletados por meio de questionário sociobiográfico e questionário de avaliação do livro didático “Química e Sociedade” aplicado a 34 professores de Química do Ensino Médio do Distrito Federal e entorno. Os dois questionários foram aplicados no início de 2004: o primeiro, de dados sociobiográficos, com o objetivo de delinear o perfil profissional do professor em termos de sua formação acadêmica (inicial e continuada), dados da escola onde trabalha e sua visão em relação ao livro didático e o segundo, de avaliação de parâmetros de análise do citado livro, com solicitação de justificativas. Além disso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, em áudio, a 16 desses docentes no decorrer do ano de 2004. Nessas entrevistas, cada professor avaliou oralmente o livro de acordo com parâmetros de análise pré-estabelecidos. Também das entrevistas foram obtidas informações sobre as estratégias adotadas pelos professores no uso do livro didático. A sistematização e análise de todos esses dados permitiu a caracterização do perfil dos professores do DF e entorno que adotaram o livro “Química e Sociedade” em 2004 e a identificação das concepções dos mesmos sobre o livro didático a partir do uso do material e do papel que atribuem a seus diferentes elementos.
RESULTADOS:
Os resultados demonstram que o perfil profissional predominante do conjunto de professores acompanhado é caracterizado por professores de baixa faixa etária e formação mais recente. Esses aspectos podem ter influenciado na adoção de práticas mais reflexivas no exercício desses profissionais, pois a formação mais recente pode ter propiciado o contato com novas metodologias de ensino da área de Educação Química. Em relação à identificação das concepções dos professores, os principais aspectos que puderam ser explorados foram os relacionados aos motivos que levaram à adoção do livro didático, as principais estratégias de uso e as dificuldades encontradas na utilização do material em sala de aula. De acordo com os dados obtidos, para este grupo de professores, a abordagem metodológica e o tratamento do conteúdo químico foram critérios considerados mais importantes que os aspectos físicos da obra. As entrevistas indicam que as atividades desenvolvidas em grupo foram realizadas com maior freqüência no uso do livro do que as individuais. Também das entrevistas, foi possível perceber que as principais dificuldades encontradas no uso do livro estão relacionadas à deficiente leitura e interpretação por parte dos alunos e à inabilidade dos professores em realizar as atividades sugeridas no material, que por estarem muito familiarizados com as práticas e livros tradicionais, se sentem inseguros com novas propostas.
CONCLUSÕES:
As pesquisas realizadas em relação ao uso do livro didático inovador “Química e Sociedade” fornecem indícios de que existe uma disposição por parte dos professores acompanhados em selecionar livros com propostas metodológicas inovadoras, apesar disso se configurar como principal dificuldade em seu uso. Embora a abordagem metodológica seja considerada como aspecto positivo do livro devido a seu caráter inovador, ela provoca muitas vezes insegurança nos professores, que não estão habituados a essa prática, que demanda mais trabalho e mais tempo. Em relação aos alunos, a deficiência em leitura e interpretação acaba por dificultar o trabalho diferenciado e especialmente o realizado em grupo. Ainda assim, o tipo de uso mais citado pelos professores está associado a atividades coletivas, um dos aspectos de caráter inovador do livro. Depreende-se daí que, ainda que aqueles professores valorizem aspectos metodológicos inovadores, o apego à estrutura convencional e à busca de livros que agradem aos alunos ainda são critérios importantes na seleção do livro. Esse conjunto de fatores indica uma disponibilidade desses profissionais em buscar mudanças para o ensino de ciências mesmo frente a essas dificuldades. Isso tudo indica que o livro didático pode ter um papel central na introdução de novas metodologias, mas seu uso depende da formação continuada dos professores.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: livro didático de química; uso de livro didático; professores de química.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006