IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 9. Psicologia Experimental
UM ESTUDO COMPARATIVO DA ATITUDE DE ESTUDANTES DOS SEXOS FEMININO E MASCULINO QUANTO À POSTURA FEMININA EM RELACIONAMENTOS AMOROSOS
Michelly Xavier Nunes Mirailh 1
Ágatha Vieira Franco de Sá  1
Alice Paiva Souto 1
Claudio São Thiago Cavas 2
Mônica Monteiro Peixoto 1
Thaís Mendes Ramalho 1
(1. Depto. de Psicometria/ Instituto de Psicologia/ UFRJ; 2. Orientador/ Depto. de Psicometria/ Instituto de Psicologia/ UFRJ)
INTRODUÇÃO:

A independência da mulher nos diversos aspectos sociais tem sido objeto de discussões desde a liberação feminina. Especialmente em relacionamentos amorosos, a iniciativa feminina ainda causa considerável polêmica, ao passo que, em outras áreas, como a profissional e a financeira, a atitude feminina liberal parece ser mais bem aceita. Entendemos por postura feminina o modo como a mulher se coloca na sociedade em relação aos outros. É crescente o número de revistas e outros veículos da mídia direcionados ao público feminino e ao seu comportamento, assumindo sobre estes um papel valorativo. Observa-se, portanto, a constante presença desse assunto em discussões do senso comum. Em geral, os meios de comunicação apóiam a tomada de iniciativa das mulheres em relacionamentos, mas também as alertam quanto ao preconceito masculino em relação a esta temática. A escassez de estudos científicos que investiguem este tema nos incitou a verificar empiricamente as conclusões do senso comum. O objetivo deste estudo é investigar se há diferenças, entre homens e mulheres, no grau de favorabilidade à iniciativa feminina em relacionamentos amorosos.

METODOLOGIA:

Participaram desta pesquisa 35 sujeitos do sexo masculino e 35 do sexo feminino, totalizando 70 estudantes de ensino médio e pré-vestibular de duas escolas particulares do Rio de Janeiro, na faixa etária de 16 a 20 anos. Foram realizadas duas aplicaçőes experimentais em sala de aula de uma escala de atitude do tipo Likert, a qual elaboramos a fim de averiguar se há diferenças, entre homens e mulheres, na favorabilidade quanto à iniciativa feminina nos relacionamentos amorosos. A escala foi composta em sua forma inicial por 41 afirmativas, sendo 18 favoráveis à postura feminina liberal e 23 desfavoráveis. Para cada afirmativa, existem cinco opçőes de resposta: a) concordo plenamente (CP); b) concordo (C); c) não tenho opinião (NTO); d) discordo (D) e e) discordo plenamente (DP). Para as afirmativas que são favoráveis, são atribuídos 5 pontos para cada CP, 4 pontos para C, 3 pontos para NTO, 2 pontos para D e 1 ponto para DP. Para as afirmativas desfavoráveis, a pontuação é feita no sentido inverso. A primeira aplicação foi feita em 30 estudantes (15 meninos e 15 meninas) de ensino médio e pré-vestibular, sendo então excluídas as afirmativas que obtiveram coeficiente de Pearson não-significativo na correlação das mesmas com as notas globais. A escala teve em sua forma final 20 afirmativas, sendo 12 desfavoráveis e 8 favoráveis, que foram aplicadas nos 70 estudantes citados.

RESULTADOS:
O tratamento estatístico utilizado para testar a diferença entre as médias dos dois grupos foi o teste T de Student para duas amostras independentes. O valor de t encontrado foi igual a 0,3657 ao nível de significância de 0,05, evidenciando, tanto para o teste unilateral quanto para o bilateral, que não há diferença significativa entre as médias dos dois grupos. Pudemos notar, além disso, que a média dos escores dos 70 estudantes apresentou-se ligeiramente favorável à iniciativa feminina (X = 67,4), sendo o escore médio 60.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados nos permite concluir que não há diferença significativa entre homens e mulheres quanto à favorabilidade à postura feminina liberal nos relacionamentos amorosos. A hipótese nula foi aceita (T=0,3657) ao nível de 0,05. Além disso, podemos acrescentar que a média dos escores (67,4) dos 70 estudantes, abrangendo ambos os sexos em igual quantidade, leva à conclusão de que há uma ligeira favorabilidade da amostra analisada em relaçăo à postura liberal feminina.
 
Palavras-chave: postura feminina; relacionamentos amorosos; escala de Likert.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006