IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 4. Radiologia e Fotobiologia

EFEITO DE PRODUTOS NATURAIS NA MARCAÇÃO DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS E CELULARES COM TECNÉCIO-99m: AVALIAÇÃO DE UM EXTRATO AQUOSO DE Rehmannia six (Liu Wei Di Huang Wan)

Fernanda Cristina Albuquerque da Fonseca 1
Ana Paula Garcia Costa 1
Kelly Cristina Moreira dos Santos 1
Lavínia de Carvalho Brito 1
Nasser Assad 1
Mario Bernardo-Filho 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:

Exames cintilográficos com radiofármacos (radiobiocomplexos) são utilizados em medicina nuclear para diagnóstico de distúrbios produzidos por doenças. Os radiobiocomplexos podem ser formados por estruturas celulares ou moleculares (proteínas) freqüentemente marcadas com tecnécio-99m (99mTc). Este radionuclídeo é o de maior utilização devido às suas características físico-químicas, como tempo de meia-vida física de 6h, emissão de radiação gama de 140keV, possibilidade de gerar boas imagens com baixas doses administradas e facilidade de marcação. A marcação de proteínas do plasma e das células sanguíneas com o 99mTc ocorre na presença de um agente redutor e o cloreto estanoso (SnCl2) é mais utilizado por sua alta eficiência de marcação. Vários fatores poderiam interferir na marcação de proteínas sanguíneas com 99mTc como a presença de produtos metabólicos após uso de extratos de plantas medicinais. Em decorrência do intenso uso de produtos naturais pela população, torna-se relevante o desenvolvimento da utilização de modelos experimentais envolvendo extratos vegetais. Rehmannia six é uma prescrição da Medicina Tradicional Chinesa utilizada em tratamentos clínicos de deficiências de "Yin-Rim", tais como câncer, diabetes, doenças autoimunes e disfunções endócrinas como climatério, esterilidade e hiperplasia de próstata. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de um extrato aquoso de Rehmannia six na marcação de proteínas plasmáticas e celulares com 99mTc.

METODOLOGIA:

O extrato de Rehmannia six foi preparado em cloreto de sódio 0,9% na concentração de 70mg/ml, sob agitação em vórtex (1min) e centrifugado a 3000 rpm/10min. A fase sobrenadante foi considerada como 100%, sendo diluída em diferentes concentrações (6,25; 12,5; 25; 50%). Amostras de 0,5ml de sangue heparinizado foram obtidas (punção cardíaca de ratos Wistar) e incubadas à temperatura ambiente, com um extrato de Rehmannia six em diferentes concentrações por 1h, 0,5ml de solução de SnCl2 (1,2 m g/ml) por 1h e 0,1ml de 99mTc (3,7 MBq), na forma de pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) por mais 10 min. As amostras foram centrifugadas (1500 rpm, 5 min) em centrífuga clínica Alpha ICA (Instrumentos Científicos Alpha Ltda). Alíquotas de plasma (P) e células (C) foram então separadas. Para avaliar o efeito do extrato na ligação do 99mTc às proteínas plasmáticas e celulares, alíquotas de P e C (20m l) foram precipitadas em 1ml de ácido tricloroacético (TCA 5%) sendo então, centrifugadas e isoladas as frações solúvel (FS) e insolúvel (FI) de P e C. No controle, foi utilizada solução de NaCl 0,9%. Todas as frações obtidas foram contadas em cintilador sólido do tipo NaI com impureza de tálio (Packard Instrument Company, mod C5002, USA) e a porcentagem da radioatividade incorporada aos constituintes sangüíneos foi calculada para cada fração. O teste estatístico utilizado foi o ANOVA com pós-teste de Tukey, sendo considerado estatisticamente significativo quando p<0,05.

RESULTADOS:

Os resultados indicaram que este extrato foi capaz de reduzir a fixação da radioatividade às proteínas plasmáticas de 64,64±2,39 no controle para 12,47±4,35 na solução 100% do extrato estudado e nas proteínas celulares de 86,58±5,10 no controle para 67,04±6,09 na solução 100% do extrato estudado.

CONCLUSÕES:

O extrato de Rehmannia six é capaz de reduzir in vitro a eficiência de marcação das proteínas plasmáticas e celulares com 99mTc. Os constituintes presentes no extrato de Rehmannia six poderiam estar, possivelmente, (i) competindo com os íons estanoso e pertecnetato por sítios ativos de ligação nas proteínas, (ii) inibindo (ação quelante) os íons estanoso e pertecnetato, (iii) oxidando o íon estanoso, por ação direta, ou (v) gerando espécies reativas de oxigênio que por ação indireta, poderiam oxidar o íon estanoso, impedindo a redução do íon pertecnetato.

Instituição de fomento: CNPq, FAPERJ, CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Rehmannia six; Tecnécio-99m; Proteínas plasmáticas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006