IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
EFEITO DA ADIÇÃO DE URÉIA NA EXTRAÇÃO DE TANINOS DA CASCA DE Pinus caribaea var. caribaea

Flávia Cristiana da Silva 1
Ânderson Siqueira Teodoro 2
Roberto Carlos Costa Lelis 3
(1. Acadêmica de Engenharia Florestal - UFRRJ; 2. Mestrando em Ciências Ambientais e Florestais - UFRRJ ; 3. Prof. Dr. Departamento de Produtos Florestais, Instituto de Florestas, UFRRJ- e-)
INTRODUÇÃO:
Os taninos são polifenóis que têm a capacidade de transformar pele animal em couro e que têm sido utilizados também para confecção de adesivos para madeira. Os taninos são encontrados em maiores quantidades na casca e na madeira de espécies florestais e desempenham também função de defesa das plantas. Os adesivos naturais à base de tanino vêm sendo empregados na manufatura de painéis de madeira em vários países como por exemplo Alemanha, sendo que os painéis fabricados apresentam excelentes propriedades de resistência mecânica. Os taninos são obtidos industrialmente da casca de Acacia mearnsii (Acácia negra) e Pinus radiata ,. No Brasil, são poucos os trabalhos sobre a utilização de taninos naturais de espécies plantadas no país. Na fabricação de painéis de madeira, o adesivo desempenha um papel importante no custo final dos painéis. O emprego do tanino poderia reduzir consideravelmente o custo de fabricação dos painéis. Além disso, o emprego do tanino da casca de Pinus poderia contribuir para reduzir a poluição ambiental, uma vez que várias toneladas de casca são queimadas anualmente na indústria madeireira. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de extração de taninos da casca de Pinus caribaea var. caribaea com água e sob adição de 2 % de uréia.
METODOLOGIA:
A casca de Pinus caribaea foi coletada de três árvores de um povoamento localizado no município de Seropédica - RJ. Após a retirada das cascas do tronco, as mesmas foram secas ao ar livre, picadas e moídas em moinho de martelo. O material foi extraído sob refluxo utilizando-se relação casca:licor de 1:15, obtendo-se os seguintes tratamentos: T1: Extração com água por 2h; T2: Extração em água e adição de 2% (base peso seco casca) de uréia por 2h. Para cada tratamento, foram realizadas quatro repetições e as seguintes análises foram realizadas: teores de extrativos (%), teores de taninos condensados (%) nos extratos (Número de Stiasny - NS), rendimento em taninos (%), rendimento em não-taninos (%) e pH. Os dados foram avaliados através de análise de variância e havendo diferença significativa, aplicou-se o teste de Tukey a nível de 95 % de probabilidade para comparação das médias. O teor de extrativo (%) foi determinado através da massa seca de uma alíquota de filtrado. O NS foi calculado através da reação de Stiasny, obtendo-se um resíduo (tanino) que foi seco em estufa. O percentual de tanino condensado contido nos extratos (NS) foi determinado pela razão entre a massa de tanino e a massa dos extrativos totais na alíquota utilizada. O NS multiplicado pela % de extrativos dividido por cem forneceu o rendimento em tanino no extrato. A diferença entre teores de extrativos e tanino forneceu a % de não taninos (NT). O pH do extrato foi obtido através de leitura em um pH-metro.
RESULTADOS:
Os resultados das percentagens de extrativos (%) para os diferentes tratamentos foram: T1 (extração com água) = 7,15 % e T2 (água + 2 % uréia) = 8,55 %. Houve diferença significativa nos teores de extrativos. Os teores de polifenóis (taninos) nos extratos foram calculados através do chamado Número de Stiasny (NS), sendo que o tratamento T1 (extração com água pura) apresentou NS de 72,89 % e o tratamento T2 (extração com água + sulfito de sódio) NS de 79,37 %. Assim, o rendimento em tanino para o T1 foi de 5,21 % e para o T2 de 6,77%, havendo diferença significativa nos teores de taninos. Para a percentagem de não-taninos não houve diferença significativa obtendo-se em T1= 1,94 % e T2= 1,79 %. Os valores pH encontrados nos extratos foram significativos sendo para T1= 2,68 e T2= 3,79, revelando o caráter bastante ácido do extrato.
CONCLUSÕES:
Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Pinus; Polifenóis; tanino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006