IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
LUDICIDADE: MINHA VIDA ESCOLAR CANTADA E CONTADA EM VERSOS E PROSAS.

Alba da Rosa Vieira 1
Paulo Rômulo de Oliveira Frota 1
(1. GP PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS O PARADIGMA HISTÓRICO-CULTURAL/UNESC)
INTRODUÇÃO:
Pesquisas e produções teóricas realizadas no âmbito educacional, em específico na área da educação infantil enfatizam a ludicidade com fator primordial do processo ensino aprendizagem e indicam a escola oferecer espaços lúdicos que oportunize o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nela matriculada. A temática proposta pela pesquisa edifica-se pela necessidade de incorporar na prática dos educadores o caráter relevante que os jogos e as brincadeiras podem interferir no processo de desenvolvimento das crianças, representando através do faz-de-conta, situações que possam contribuir na compreensão de si, do outro e do mundo, segundo o paradigma histórico-cultural. Ao utilizar o lúdico como ferramenta no processo de alfabetização percebe-se sua importância no cotidiano escolar e há conseqüente necessidade de incentivar os jovens professores e educandos da educação infantil para o trabalho de forma prazerosa de se desenvolver o imaginário infantil. Aproveitamos ai, para trabalhar os primeiros conceitos que dizem respeito á vivência dos escolares. O processo de formação de conceitos científicos ou não, fundamentados em Vygotsky, é ressaltado por Galperin quando enfatiza não os conteúdos dos conceitos, mas o caráter de formação de conceitos diferenciando o processo de formação dos conceitos científicos dos conceitos cotidianos. Galperin ressalta o mecanismo de interiorização da atividade externa e interna segundo a teoria de assimilação da atividade mental que se realiza por etapas .
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida com 20 crianças de 04 a 05 anos de idade, alunos do pré-escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, na cidade de Imbituba – SC, utilizando-se uma abordagem quantitativa centrada em atividades relacionadas aos esquemas da B.O.A, segundo Galperin.Esse mecanismo permite formular conceitos científicos como componentes de tipos específicos de atividades de aprendizagem, uma vez que brincando a criança se envolve, se expõe e coloca naquele momento suas emoções e sentimentos, descobrindo e reconhecendo suas aptidões e possibilidades. Partindo das condições materiais, crianças e professores construíram uma brinquedoteca com sucatas, dentro da sala de aula. Promovendo assim, situações significativas de aprendizagem nas quais as crianças puderam avançar em seus conhecimentos historicamente construídos dentro do seu espaço escolar. Buscou-se então na brinquedoteca construir e vivenciar significados a partir de diferentes estratégias metodológicas que incentivasse a aprendizagem: resgate do repertório de música infantil, brincadeiras com as quais as crianças vivenciavam situações reais da vida comunitária., estabelecendo relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos. Esse espaço na escola privilegiou a literatura infantil, a música, a linguagem oral e escrita, onde as crianças incorporaram os personagens das histórias lidas e vivenciadas por familiares e professores através da dramatização e imaginação.
RESULTADOS:
Como resultados da investigação tivemos de concreto a construção da brinquedoteca com embalagem de leite usadas e a confecção coletiva de um livro com 46 músicas infantis cantadas e dramatizadas pelas crianças e professores. A brinquedoteca e o livro permitiram a cada criança uma aprendizagem significativa, ampliando, criando e recriando através da linguagem teatral, corporal e musical seu conhecimento de mundo propiciando a formação de conceitos individuais e dos conceitos coletivos além de aprender a se relacionar com o outro. Desenvolvendo assim, a socialização, fortalecimentos das relações humanas, de respeito e ética. A criança  vivenciou momentos para trabalhar o espírito de competição e situações de enfrentar desafios e dificuldades, buscando e criando soluções adequadas. Também incorporam com naturalidade, atitudes de saber esperar sua vez, saber ganhar e perder, conviver com o fracasso e acreditar na esperança de sempre haver uma nova chance.
CONCLUSÕES:

Sendo assim, constata-se que o cotidiano escolar é repleto de significados e surpresas, enquanto educador precisa-se aprender a olhar com sensibilidade, criatividade e responsabilidade sobre este cotidiano. Nesta perspectiva a prática pedagógica deve estar sempre em sintonia com a teoria, para os profissionais da educação unam a formação continuada, com as experiências realizadas e o conhecimento que o professor tem de seu meio e de sua prática cotidiana. Tais saberes brotam da vivencia individual e coletiva sob as formas de saber fazer e saber ser professor, reconhecendo o valor formativo da ludicidade como ferramenta de fundamental importância e o apoio pedagógico, porque denotam a positividade de nossas ações educativas.  A pesquisa permitiu demonstrar o processo de formação de conceitos pelas ações cognitivas, não somente do conteúdo planejado nos objetivos, mas também com o nível indicado nos parâmetros qualitativos da ação. O projeto valorizou a diversidade, a parceria com família, educadores, voluntários, prefeitura e secretaria da educação integrando-o a todos as tomada de consciência da realidade vivida na escola bem como na comunidade, elevando a um novo patamar as práticas de inclusão social da criança.

Instituição de fomento: Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Lúdico; Educação infantil; Paradigma histórico-cultural.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006