IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
O GOVERNO LULA E O DISCURSO DAS CHARGES ELETRÔNICAS
Amarildo Pinheiro Magalhães 1, 2, 3
(1. Universidade Estadual de Maringá; 2. Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Noroeste do Paraná; 3. Secretaria de Estado da Educação do Paraná)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa em questão toma por base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), a partir dos estudos de Michel Pêcheux. No contexto da instauração de novas discursividades, conseqüência das inovadoras formas de comunicação mediada por computador, procura-se investigar o processo de produção de sentidos em charges eletrônicas que tratam de fatos e personagens relacionados ao governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
METODOLOGIA:
A partir do conceito de trajeto temático enunciado por Charraudeau e Maingueneau (2004), organizou-se um corpus constituído por sete charges eletrônicas referentes a fatos ocorridos entre a posse do Presidente Lula, em 2003 e a cassação do ex-Deputado José Dirceu, em 2005. A análise considera a materialidade textual como ponto de partirda para os discurso e tem como pressuposto a perene incompletude dos fatos da linguagem, compreendendo que o dizer é sempre ponto de deriva para outros discursos e procura delinear as formas pelas quais os efeitos de sentido desse texto verbo-visual são constituídos.
RESULTADOS:
O processo de produção de sentido das charges, por sua natureza verbo-visual, se dá a partir da relação entre as suas condições imediatas de produção (historicidade) e o interdiscurso (memória discursiva), elementos consitutivos que atravessam o objeto discursivo em seu nivel de formulação, a partir da posição ideológica de um sujeito interessado em criticar e fazer rir, sem abrir mão do aumento da visibilidade do site, em função das coerções da mídia capitalista.
CONCLUSÕES:
Pesquisas dessa natureza podem, ao aobordar os fatos e os discursos,  contribuir para a constituição de um novo olhar da sociedade para as complexas relações que permeiam a mídia e a política; tal olhar é particularmente relevante quando se pensa na charge eletrônica, objeto discursivo que agrada a um público potencialmente constitído de leitores-navegadores jovens.
 
Palavras-chave: Análise do Discurso; Charges Eletrônicas; Governo Lula.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006