IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PROPOSTAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPLANTAÇÃO

Jacob Elias Mancio 1
(1. Instituto Presbiteriano Mackenzie)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo sobre a implantação de adaptações curriculares para a alunos com deficiência auditiva propostas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, pretende contribuir na rede educacional regional para uma ampla reflexão sobre o que seja ensinar alunos com deficiência auditiva. Para tanto, buscou-se identificar e discutir criticamente algumas facilidades e dificuldades para implantação e implementação de adaptações curriculares para alunos com deficiência auditiva no ensino regular.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo analítico-descritiva, realizada por meio de entrevistas com seis professores de duas escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental de cidades diferentes, mas precisamente da Diretoria de Ensino de Registro, situada na Região Sul do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados nos períodos de março a maio de 2005 e analisados à luz do referencial teórico consultado que possibilitou verificar através dos conteúdos extraídos das respostas dos entrevistados, alguns indicadores de adaptações curriculares nas escolas. Para análise dos dados colhidos nas entrevistas o referencial teórico utilizado foi o oferecido por LÜDKE e ANDRÉ.
RESULTADOS:
Analisando os resultados podemos considerar que, a implantação de adaptações curriculares para alunos deficientes auditivos, já está acontecendo nas escolas investigadas. Para alguns professores envolvidos na pesquisa, falta ainda no sistema educacional uma política que venha ao encontro de seus anseios e que atenda a todos, no que diz respeito às capacitações e formação dos professores.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados revela os desejos dos professores em ter uma escola de qualidade, onde possam atender de maneira satisfatória a todos que dela precisem. Revelam ainda que, as adaptações curriculares só se efetivarão na sua totalidade, quando os órgãos competentes investirem de forma real em capacitações para profesores, na reestruturação dos prédios escolares, nas mudanças das leis quanto ao número de alunos em sala de aula, enfim, quando houver um respeito entre os envolvidos. Assim sendo, os problemas encontrados nas escolas serão amenizados.
Instituição de fomento: Seceretaria de Educação do Estado de São Paulo
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Currículo; Deficiência auditiva; Adaptações curriculares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006