A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
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ESTUDO E APLICAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
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Rogério dos Santos Lima 1 |
Wellerson Silva Andrade 1 |
Ricardo Esteves Kneipp 2 |
Helder de Amorim Mendes 2 |
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(1. Faculdade de Minas - FAMINAS / Acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas; 2. Faculdade de Minas - FAMINAS / Professores do curso de Bacharelado em Sistemas) |
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INTRODUÇÃO: |
A partir da necessidade de aumentar o interesse e a criatividade dos alunos nas aulas regulares do ensino fundamental e integrar diversas disciplinas proporcionando ao aluno uma rica vivência interdisciplinar, a robótica educacional apresenta-se como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia, através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de aula onde as informações são obtidas através de atividades lúdicas e desafiadoras.
Embora a robótica seja uma ferramenta de grande aplicação no processo de ensino-aprendizagem, verifica-se poucas iniciativas em relação à viabilidade financeira em escolas da rede pública diante do custo dos equipamentos e materiais para construção dessas maquetes e robôs. O trabalho tem como propósito mostrar a viabilidade da utilização da robótica educacional no ensino fundamental das escolas públicas, através da utilização de sucatas e softwares livres possibilitando dessa forma uma redução de custos que proporcione a utilização desta tecnologia. |
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METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico sobre o tema robótica educativa, funcionalidade, técnicas e características da linguagem de programação basic, ferramenta que apresenta recursos funcionais ao propósito deste trabalho.
A partir da identificação de conceitos e ferramentas necessárias, foi criado um protótipo capaz de movimentar-se sobre uma superfície plana, através de comandos definidos pelo usuário. Todo o trabalho foi desenvolvido utilizando sucata de computadores e componentes eletrônicos em consonância com a proposta do trabalho que tem como intuito construir um protótipo a custo zero.
Foi desenvolvido também um programa capaz de gerenciar os comandos emitidos pelo usuário enviando sinais de controle ao protótipo permitindo a sua movimentação. A seguir foram pesquisadas situações de utilização desse sistema para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa foi feita com base na avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas de matemática e ciências, bem como, a entrevista com cinco professores que atuam no Ensino Fundamental em diferentes instituições de ensino público da cidade de Muriaé - MG. |
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RESULTADOS: |
Esse projeto resultou na construção de um protótipo de um robô a custo zero e a criação de situações de sua utilização no processo de ensino aprendizagem de disciplinas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede pública de Muriaé-MG. |
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CONCLUSÕES: |
A partir da construção do protótipo, dos testes e da entrevista com professores, verificou-se que é possível utilizar a robótica como um instrumento de ensino-aprendizagem, sendo viável também para as escolas públicas, devido à possibilidade da utilização de sucatas e softwares livres. |
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Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: educação; ensino; robótica. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |