IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
ANÁLISE DO PERFIL ADMINISTRATIVO, CONTÁBIL E FINANCEIRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE MURIAÉ E ENTORNO.
Rondinele Duvanel Chaves de Almeida 1
Cimara Aparecida Nunes 1
Pedro Paulo de Andrade Cavalher 1
Marco Aurélio M. Ferreira 1
Carlos Alberto Abreu 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS)
INTRODUÇÃO:

Em todos os níveis de governo, sabedores da importância econômico-social das micro e pequenas empresas, muitas são as políticas desenvolvidas com o objetivo de incentivá-las e de certa forma, facilitar a sua sobrevivência. Entretanto, a grande maioria dessas iniciativas vem se mostrando infrutíferas, de forma que, recentes estudos do SEBRAE demonstraram que cerca de 50% destas empresas fecham as portas com menos de 2 (dois) anos de vida. Diante da realidade que nos cerca e pela necessidade de integração que surge entre os estudos acadêmicos e as relações que imperam em nosso meio, torna-se salutar conhecer e propor alternativas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais, o que conseqüentemente influenciará o desenvolvimento econômico e social de toda a cidade e região.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida na região leste da Zona da Mata Mineira, no pólo de influência do município de Muriaé. Na microrregião em que se insere, Muriaé é a cidade com maior PIB, o que, por si destaca a importância dela para o desenvolvimento regional. 

A base das empresas selecionadas para entrevista foi a CDL - Muriaé, com um total de 361 sócios registrados em julho/2005, pois presumimos que este já seria um indicador inicial de organização administrativa e, portanto, que essas empresas teriam condições de fornecer as informações necessárias.

A metodologia escolhida para a coleta dos dados foi à entrevista direta com dirigentes da empresa.

RESULTADOS:

Inicialmente de um total de 120 (cento e vinte) empresas selecionadas para participarem do projeto, obtivemos retorno em apenas 53 (cinqüenta e três) o que corresponde a 44,2% do total, sendo que dentre estas, cerca de 45,3% não responderam os principais dados contábeis-financeiros da pesquisa. Cerca de 81% das empresas se declararam optantes do SIMPLES, enquanto que apenas 7,6% declararam possuir faturamento médio mensal superior R$120.000,00 (cento e vinte mil) em 2003.

O número médio de funcionários entre as empresas participantes foi superior a 15 (quinze) funcionários por empresa, o que representa uma grande surpresa pelas características gerais das empresas. Das empresas pesquisadas, apenas 32,1% declararam que já buscaram algum tipo de ajuda profissional externa para auxiliar na condução dos negócios. Dentre as características pessoais dos gestores, em 75,5% das empresas o principal administrador é do sexo masculino e apenas 24,5% do sexo feminino.

CONCLUSÕES:

Como já era previsto, as micro e pequenas empresas representam a esmagadora maioria (mais de 90%) das empresas existentes no município de Muriaé e entorno e, pelo número médio de funcionários, representam um enorme número de postos de trabalho formais, de forma que a sua sobrevivência também significa a sobrevivência de milhares de empregos.

As dificuldades de natureza financeira continuam sendo o grande entrave ao desenvolvimento desse segmento empresarial e, isso pode estar sendo agravado pela resistência dos agentes financeiros em conceder linhas de crédito a estas empresas, o que pode ser justificado pelo baixo número de participantes que declararam possuir empréstimos bancários.

Proteger e viabilizar o crescimento dessas empresas torna-se um desafio imediato e, o cenário demonstra que o desenvolvimento sócio-econômico da região está diretamente relacionado com o sucesso desse segmento empresarial e, apesar de pequenas, essas empresas representam um vastíssimo campo de oportunidades de atuação para os profissionais que ingressarão no mercado.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Empresas; Administrador; Gestão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006