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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

ANÁLISE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS CONTADORES EM SANTOS DUMONT - MINAS GERAIS

Julio Candido de Meirelles Junior 1
(1. Depto. de Contabilidade, Faculdade de Ciências Contábeis de Santos Dumont/FESJ)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa proposta demonstra algumas apreensões com as definições da estrutura administrativa dos escritórios contábeis da cidade de Santos Dumont, MG e têm por objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos escritórios, o grau de satisfação dos usuários e o nível de formação dos contadores. Evidencia a ênfase dada às novas tecnologias e a pesquisa, de modo que o contador tenha o domínio de conceitos de outras disciplinas que venham a contribuir e orientá-lo para a eficácia.  O trabalho fará considerações sobre os serviços prestados e o perfil do profissional da área, a importância da profissão no contexto social, o exercício da profissão contábil e a contabilidade sobre a ótica dos empresários da região. Será estendido um estudo sobre o exercício da profissão e o nível de satisfação dos usuários dos serviços. O trabalho também apresentará uma avaliação do perfil dos profissionais da cidade no tempo transcorrido do início e termino da escola técnicas de contabilidade da cidade até o advento da primeira turma na Faculdade de Ciências Contábeis de Santos Dumont, MG em 2005.
METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva e explicativa, quanto aos fins. Documental, bibliográfica e levantamento de dados junto aos escritórios de contabilidade da cidade de Santos Dumont, MG. A abordagem qualitativa desenvolveu-se através de entrevistas e questionários aplicados nos escritórios de contabilidade, aos usuários de contabilidade e responsáveis pelas áreas de ensino, delegacia seccional do conselho regional de contabilidade de MG e sindicato dos profissionais de contabilidade da cidade, bem como de profissionais em gestão e docentes da área, para confirmação das tendências reveladas pela pesquisa.
RESULTADOS:

Com base nos dados avaliados na pesquisa, verificou-se que a capacitação do profissional e a sua atualização constante são um alto fator para garantia e qualidade dos serviços prestados. A pesquisa mostrou que 90% dos profissionais que executam serviços contábeis na cidade possuem apenas o curso técnico em contabilidade. Os empresários entrevistados avaliaram os seus contadores e informaram que precisam de profissionais que sejam pessoas dinâmicas, capazes de se adaptar as mudanças e ter uma visão macro e micro econômica desenvolvida. Devem ter uma apurada capacidade de estudo e adaptação para as novas tendências e inovações exigidas pela contínua mudança de legislação e com um acentuado senso de direção, para melhor ajudar aos seus clientes. No universo pesquisado encontrou-se um fator importante que mostra a tendência do mercado, exigindo um profissional voltado para a gestão e interpretação das informações geradas pelo sistema, mas em contra partida os profissionais são resistentes à mudança e a grande maioria de técnicos que são funcionários dos escritórios não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades da faculdade mas tem vontade de continuar os estudos. Observou-se que é necessário um profissional orientado para o mercado, com formação adequada aos novos padrões de exigências legais com uma equipe direcionada, estimulada para os estudos, com incentivos financeiros para iniciarem sua formação superior.

CONCLUSÕES:
A pesquisa demonstrou a necessidade de qualificação profissional, como diferencial para a contabilidade moderna, diante não só dos desafios rotineiros, mas de toda visão holística globalizada. Observou-se que a informação a tecnologia e o gerenciamento são fatores indispensáveis para a sobrevivência e crescimento dos escritórios da região. O nível de escolaridade, aliado à falta de melhor preparação para o exercício da profissão têm impactado negativamente na qualidade das informações contábeis. Faltam requisitos necessários para a geração de informações de boa qualidade. Verificou-se que a contabilidade não reflete a realidade dos clientes, que só fornecem para a contabilidade as informações que julgam necessárias, nesse aspecto fica difícil também a construção de um book de informações para uma contabilidade gerencial, que ajudaria em muito os empresários. Diante dos resultados obtidos na pesquisa fica patente à necessidade de mudanças nas práticas contábeis das pequenas e médias empresas, que estão distantes dos verdadeiros objetivos da contabilidade. A mudança e melhoria dos serviços prestados pelos profissionais devem acontecer à medida que se aplicarem investimentos na qualificação dos profissionais dos escritórios e no estabelecimento dos novos parâmetros para o exercício profissional.
 
Palavras-chave: Escritórios contábeis; Contabilidade; Análise.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006