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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

GESTÃO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIAS CONTÁBEIS

Julio Candido de Meirelles Junior 1
(1. Depto Ciências Quantitativas, Faculdade Machado Sobrinho, Juiz de Fora/MG-FEMS)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem como temática a necessidade de planejamento empresarial como estratégia de sobrevivência e crescimento das empresas, diante da velocidade das transformações impostas pela economia moderna. Pretende-se levantar alguns questionamentos e reflexões teóricas para o profissional da Contabilidade, que deve ter uma formação voltada para o saber pensar, pois o contador moderno não se faz somente com a acumulação de conhecimentos, mas também pela renovação constante da prática social e empresarial, com pesquisas, atualização permanente e educação continuada. Acrescenta a discussão de que esta evolução do profissional deve acompanhar as mudanças ocorridas nas últimas décadas, que proporcionaram uma evolução tecnológica virtual permitindo a instantaneidade das informações e uma mudança radical do perfil do Contador.
METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva e explicativa, quanto aos fins. Documental, bibliográfica. A pesquisa de campo de natureza quantitativa e exploratória foi realizada nos escritórios de contabilidade e em uma amostra de empresas de pequeno porte localizadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A abordagem qualitativa desenvolveu-se através de entrevistas e questionamentos junto a contadores e usuários da contabilidade em empresas de pequeno porte na região de Juiz de Fora e profissionais em Ciências Contábeis e docentes, para confirmação das tendências reveladas pela pesquisa. Procurou diagnosticar as necessidades dos contadores da região e a abordagem utilizada por estes para o planejamento contábil e empresarial e as estratégias atuais utilizadas.
RESULTADOS:
Com base nos dados selecionados e avaliados na pesquisa, verificou-se que existe um campo promissor para a contabilidade gerencial e que os pequenos empresários já estão se preocupando com a essa, com um expressivo número de destes buscando treinamento para funcionários. Verificou-se que com relação às ferramentas gerenciais da contabilidade 55% dos pequenos empreendedores conhecem a apuração e análise do balanço e destes apenas 40 % utilizam dessa análise gerencial. Com relação ao orçamento gerencial 75% dos entrevistados conhecem essa ferramenta, mas apenas 40% a consideram na tomada de decisão. Verificou-se que 70% conhecem o fluxo de caixa como ferramenta gerencial e 75% o utilizam, acompanhando o fluxo de caixa projetado pelo fluxo realizado.
CONCLUSÕES:

A pesquisa demonstrou a necessidade de qualificação profissional para o melhor aproveitamento do quadro de funcionários das empresas, de forma que com esse diferencial possam ampliar a visão contábil para a atualidade. Observou-se que a informação, a tecnologia e o gerenciamento são fatores fundamentais para a alavancagem das empresas e para a sua sobrevivência. Nesse aspecto observou-se que as empresas que não possuem um serviço em rede estão em desvantagens com as que o apresentam. Diante dos resultados obtidos na pesquisa fica patente à necessidade de mudanças nas práticas contábeis das pequenas e médias empresas, que estão distantes dos verdadeiros objetivos da contabilidade. O aprimoramento e a utilização das diversas ferramentas contáveis para a tomada de decisão precisam ser mais divulgados pelos órgãos de classe e junto aos empresários. Com isso espera-se que a contabilidade possa tomar novos rumos e ampliar a capacidade de gerenciamento das empresas e possam facilitar o crescimento e a geração de empregos na região.

 
Palavras-chave: Serviços contábeis; Contabilidade; Estratégias contábeis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006