IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
EFEITO DA FONTE DE CARBONO NA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DOS  FUNGOS DEGRADADORES DE MADEIRA Pycnoporus sanguineus e Trametes sp. EM CULTURA SOB AGITAÇÃO.
Ademir Castro e Silva 1, 2
Francisca da Silva Ferreira 1
Maria Dolores Pinheiro Fonseca 1
Ivete Araújo Roland 1
(1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA; 2. Escola Superior de Tecnologia/EST)
INTRODUÇÃO:

Os fungos Pycnoporus sanguineus e Trametes sp.  possuem como característica a capacidade de degradar enzimaticamente a estrutura da lignina presente na parede celular vegetal.Tais enzimas são de interesse em muitas atividades industriais e de pesquisa destacando-se o tratamento de efluentes da indústria de papel e celulose e na biorremediaçào de solos contaminados dentre outras.  A região Amazônia destaca-se como detentora de grande biodiversidade desses organismos, no entanto, pouco ou quase nada tem sido feito no sentido de se estudar a atividade enzimática desses fungos considerando o potencial dessas enzimas para uso industrial. Como forma de preencher essa lacuna o Lab. de Biorgânica da Universidade do Estado do Amazonas vem realizando  estudos nesse sentido visando  identificar enzimas que  estão sendo produzidas por essa classe de fungo e quais fatores podem influenciar em sua atividade enzimática. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar e identificar a influência de diferentes fontes de carbono na atividade enzimática ligninolítica dos fungos Pycnoporus sanguineus  e  Trametes sp. como subsídio para uso na bioindústria.

METODOLOGIA:

Cepa de ambos os fungos foi crescida  em temperatura ambiente no meio líquido extrato de malte contendo dextrose e serragem de madeira de Hura crepitans, separadamente, como fonte de carbono. O experimento foi realizado em triplicata e a  atividade enzimática observada a cada 48 horas  sob agitação a 180 rpm. A atividade enzimática de lacase, fenoloxidase e peroxidase  foi determinada durante o período de 18 dias. Para atividade lacase utilizou-se o método da oxidação do substrato enzimático de siringaldazina para sua forma quinona, que apresenta absorção a 525 nm; para atividade fenoloxidase utilizou-se e metodologia da oxidação do substrato enzimático siringaldazina, que apresenta absorção a 460 nm;  A peroxidase foi determinada pela diferença da fenoloxidase menos a lacase.

RESULTADOS:

De modo geral, Pycnoporus sanguineus no meio com serragem apresentou uma maior concentração das  enzimas. A máxima atividade de fenoloxidase (9,7 U/L) e peroxidase (5,4 U/L) ocorreu no décimo sexto dia, enquanto que para lacase (4,3 U/L) no décimo quarto dia. Após esse período de atividade máxima observou-se um decréscimo até o último dia do experimento. Por outro lado, a máxima atividade de fenoloxidase (5,8 U/L) e peroxidase (3,3U/L) no meio com  dextrose como fonte de  carbono  ocorreu no sétimo dia de crescimento, enquanto que para lacase (2,5 U/L)  no décimo sexto dia. A concentração fenoloxidase no meio com serragem de madeira foi em média aproximadamente 67% maior do que naquele com dextrose. Da mesma maneira, a concentração de peroxidase  foi  aproximadamente 64% e da lacase 71% maior no meio contendo como fonte de carbono a serragem da madeira de Hura crepitans.  O fungo Trametes sp. apresentou comportamento diferente   com uma maior atividade enzimática no meio  acrescido de dextrose como fonte de carbono. A máxima atividade de fenoloxidade (10,4 U/L) e peroxidade (6,3 U/L) ocorreu no décimo segundo dia, enquanto para a lacase  (4,1U/L) no nono dia do experimento, com posterior decréscimo  dessa atividade até o final do período considerado. No meio acrescido com serragem como fonte de carbono o fungo  Trametes sp.atingiu seu nível máximo para fenoloxidase (4,5U/L), peroxidase (3,0U/L) e lacase (1,5 U/L)  no décimo sexto dia.   

CONCLUSÕES:

A melhor produção enzimática ligninolitica do  Pycnoporus sanguineus ocorre em meio de crescimento que tenha como  fonte de carbono material lignocelulósico, enquanto que para o Trametes sp. a máxima atividade  enzimática ocorre em meio acrescido com dextrose como fonte de carbono. Ambos os fungos  são  capazes de produzir num curto espaço de tempo as três enzimas (fenoloxidase, peroxidase e lacase) que têm importância comercial.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM
 
Palavras-chave: atividade ligninolítica; Pycnoporus sanguineus; Trametes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006