A análise dos dados indica que os sentidos que as professoras dessa pesquisa articulam sobre o ensino por projetos — como também sobre o ensino de modo geral — funcionam como bases pelas quais desencadeiam a mediação entre prescrições, idéias educacionais e propostas pedagógicas no campo do currículo.
Pode-se sintetizar que o sentido de ensinar por projetos, guardados os delineamentos difusos aí presentes, carrega a expectativa de relacionar conhecimento escolar com mudanças em que: interpretam seu ensino como processo que busca envolver conteúdos que as crianças “desejem”, não limitar a sua abordagem as convenções curriculares, contemplar a idéia de integrar as disciplinas, instigar a busca por outros assuntos/temas e, por fim, mexer com as próprias identidades das professoras e das crianças/alunos — em torno da idéia de pesquisa para construir o conhecimento na escola.
É certo que essas questões também emergem nas falas daquelas docentes que declaram não ensinar por meio de projetos, contudo pode-se afirmar que aí são menos tensas as relações estabelecidas entre conhecimento na escola, organização de currículo, desafios para mobilizar a aprendizagem.
Reconhecem-se as dificuldades impostas pelo funcionamento da escola, combinadas a idéias pedagógicas firmadas por anos e parte da socialização profissional na escola inviabilizam a abordagem político-pedagógica aos tantos desafios que se impõem às próprias docentes e pares no atendimento das séries iniciais do Ensino Fundamental.