IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
O ENSINO POR PROJETOS: OS SENTIDOS QUE AS PROFESSORAS ARTICULAM E A DINÂMICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Lisley Canola Treis Teixeira 1
Vânia Beatriz Monteiro da Silva 2
(1. UFSC/PPGE; 2. UFSC/PPGE)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar.

METODOLOGIA:

Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem.

RESULTADOS:

Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino.

CONCLUSÕES:

A análise dos dados indica que os sentidos que as professoras dessa pesquisa articulam sobre o ensino por projetos — como também sobre o ensino de modo geral — funcionam como bases pelas quais desencadeiam a mediação entre prescrições, idéias educacionais e propostas pedagógicas no campo do currículo.

Pode-se sintetizar que o sentido de ensinar por projetos, guardados os delineamentos difusos aí presentes, carrega a expectativa de relacionar conhecimento escolar com mudanças em que: interpretam seu ensino como processo que busca envolver conteúdos que as crianças “desejem”, não limitar a sua abordagem as convenções curriculares, contemplar a idéia de integrar as disciplinas, instigar a busca por outros assuntos/temas e, por fim, mexer com as próprias identidades das professoras e das crianças/alunos — em torno da idéia de pesquisa para construir o conhecimento na escola.

É certo que essas questões também emergem nas falas daquelas docentes que declaram não ensinar por meio de projetos, contudo pode-se afirmar que aí são menos tensas as relações estabelecidas entre conhecimento na escola, organização de currículo, desafios para mobilizar a aprendizagem.

Reconhecem-se as dificuldades impostas pelo funcionamento da escola, combinadas a idéias pedagógicas firmadas por anos e parte da socialização profissional na escola inviabilizam a abordagem político-pedagógica aos tantos desafios que se impõem às próprias docentes e pares no atendimento das séries iniciais do Ensino Fundamental.

 
Palavras-chave: ensino por projetos; práticas pedagógicas; professoras.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006