IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

AÇÕES EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR

Welder Oliveira Menezes  1
Milton Sérgio Martins Barreto  2
Cecília Maria de Alencar Menezes  3
(1. Pós-Graduando em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - CEPPEV ; 2. Pós-Graduando em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - CEPPEV ; 3. Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB)
INTRODUÇÃO:

A juventude por desconhecer ou ignorar o que foi realmente a tragédia humana que a AIDS provocou no mundo, assume, na maioria das vezes, um comportamento de total indiferença ao tema, assustando a muitos que possuem vivência nas áreas de saúde e educação. Desde o advento da pandemia AIDS, na década de 80, pouco observamos de forma concreta em direção a prevenção desta síndrome que assola o planeta. Segundo dados da UNAIDS em dezembro de 2005, havia 40,3 milhões de seres humanos infectados no mundo ao mesmo tempo, desde o surgimento da doença. Ao todo, até então, 25 milhões de pessoas já morreram. Só em 2005, foram 3,1 milhões de mortos, dos quais 570 mil eram crianças e adolescentes. Como atividade humana e social, a pesquisa reflete, inevitavelmente, a carga de valores e preferências do próprio pesquisador bem como, os pressupostos que orientam seu pensamento e norteiam sua abordagem de pesquisa. Nosso interesse reside, particularmente, no âmbito de ações educativas preventivas, vislumbrando a possibilidade de instaurar padrões alternativos de conduta, que transcendam a discussão no nível meramente cognitivo nas aulas de Ciências. A presente proposta de pesquisa tem por objetivo investigar a possibilidade de a prevenção ser trabalhada num enfoque interdisciplinar, motivando aprendizagens nas aulas de Ciências que envolvam toda a comunidade escolar, a partir de atividades lúdicas que favoreçam a mobilização de debates e campanhas permanentes sobre o tema DST/AIDS.

METODOLOGIA:

Realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica, onde trabalhamos com autores, tais como: Dourado, Fagundes, Paiva, Penna, Veronesi, Mandel enquanto fundamentação dos aspectos da prevenção de saúde e Libâneo e Freire em relação à abordagem teórica da educação numa perspectiva e dialógica, crítica-reflexiva e de conscientização. Em segundo lugar, tomando com base esses princípios teóricos, procedemos à fase de coleta de dados, entrevistando coordenação e professores da área de Ciências, aplicando questionários entre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental e Médio (8ª e 3° ano) com autorização da Direção do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Dendezeiros, sendo 534 e 519 alunos respectivamente. E, por último, frente aos dados coletados, realizamos a análise dos resultados numa abordagem qualitativa de pesquisa, buscando retratar a realidade de forma mais completa e profunda; usando a variedade de fontes de informações e permitindo que seja feito generalizações, a partir da realidade investigada.

RESULTADOS:

Vale ressaltar que a opção por este colégio da rede pública de ensino está afeita a maior possibilidade de desenvolver nesse espaço, um trabalho interdisciplinar preventivo; devido entre outros aspectos, possuir uma Unidade de Saúde, com dentistas, médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente social para o atendimento regular dos alunos. Esses, quando solicitados, buscam orientar e esclarecer dúvidas relativas à atividade sexual e prevenção das DST/AIDS. Constatamos com base nos dados obtidos, que: 40% dos alunos obtiveram informações insuficientes sobre as DTS ao longo do período que cursaram o Ensino Fundamental e 96% dos alunos do Ensino Médio obtiveram informações restritas sobre o assunto; onde mais de 80% consideraram oportuno e relevante a discussão do assunto, devendo ocorrer com maior freqüência e de forma interdisciplinar. Por fim, em média 50% de todos os alunos consideraram importante o uso de preservativo para prevenção das DST/AIDS e as campanhas públicas como esclarecedoras. No final do estudo, observamos que os alunos evidenciaram a necessidade de aprofundamento da temática para avançarem no que diz respeito ao processo de conscientização e construção de conhecimentos para além das informações. Pudemos constatar também que: os professores entendiam como necessária à abordagem sobre a temática no cotidiano da sala de aula favorecendo a aprendizagem, mas que era difícil fazê-lo de forma interdisciplinar, pois, não dispunham de condições para tanto.

CONCLUSÕES:

Este estudo revela que estratégias metodológicas de ensino sobre conhecimentos relativos à prevenção das DST/AIDS devem ser implementadas no Ensino Fundamental e Médio do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Dendezeiros, numa perspectiva interdisciplinar, uma vez que os pesquisados evidenciaram carência dessas ações educativas em relação à prevenção das DST/AIDS no Colégio. Embora os PCN recomendem a abordagem da temática transversalmente durante os cursos, eles por si só não se mostraram suficientes para a construção de conhecimentos necessários para favorecer o processo de conscientização dos alunos, resultando numa nova forma de pensar, de agir e de prevenir-se. Assim concluímos, portanto, que a inclusão e discussão do assunto na disciplina de Ciências devem subsidiar as práticas pedagógicas nas demais disciplinas do Ensino Fundamental e Médio tendo em vista a interdisciplinaridade, bem como, as ações educativas desenvolvidas pela Unidade de Saúde.

 
Palavras-chave: EDUCAÇÃO PREVENTIVA; DST/AIDS; INTERDISCIPLINARIDADE.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006