IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
O CUIDADO TRANSDIMENSIONAL ATRAVÉS DO REIKI E DOS FLORAIS DE BACH, EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
Jussara Gue Martini 1
Aline Carrara dos Santos 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC)
INTRODUÇÃO:

Relatamos a experiência desenvolvida numa unidade básica de saúde, em Tubarão – SC, Brasil. O objetivo foi desenvolver o cuidado de Enfermagem às pessoas usuárias do Serviço de Assistência Integrada à Saúde (SAIS), fundamentada na Teoria do Cuidado Transdimensional, utilizando terapias de Reiki e Florais de Bach. Buscamos superar a fragmentação do cuidado nas áreas da saúde, bem como, encontrar subsídios mais dinâmicos e profundos que possibilitem o cuidado do ser humano na sua integralidade, abordando, além da cura do corpo e da mente, suas formas de sentir e expressar. A Teoria do Cuidado Transdimensional de Silva (1997) forneceu a fundamentação e base para o desenvolvimento prático de um cuidado sensível e integral dentro da Enfermagem. O Cuidado Transdimensional, defendido por Silva, vai além do cuidado corpo-mente, do ser e do fazer, alargando a maneira de sentir e cuidar do ser humano, inter-relacionando as suas múltiplas dimensões – corpo/ mente/ espírito. O Cuidado Transdimensional foi realizado através da aplicação de Reiki e florais de Bach. O Reiki, sistema de cura natural, busca a harmonização energética através da canalização da Energia Ki (energia do universo), pela imposição das mãos em determinados locais no corpo, trabalha o ser integralmente reequilibrando a energia circulante. Os florais de Bach foram utilizados como uma terapêutica de sensibilização e conscientização (SILVA,AL.Cuidado transdimensional:um paradigma emergente. Pelotas:UFPel, 1997).

METODOLOGIA:

A proposta de cuidado aqui apresentada foi desenvolvida através de consultas de enfermagem, realizadas semanalmente, individualmente, com duração de aproximadamente uma hora e vinte minutos cada uma, variando conforme as condições gerais do usuário, no período de 05.09.2005 a 01.11.2005, perfazendo cerca de 70 consultas de enfermagem. A consulta iniciava com a coleta de dados acerca dos conhecimentos dos usuários sobre as práticas naturais, experiências anteriores, que motivos o levaram até aquela experiência e os dados subjetivos particulares. Posteriormente, com base no diagnóstico de enfermagem, ocorria a aplicação do Reiki, e por fim, um fechamento com a indicação do buquê de florais e as orientações de uso. Os dados obtidos foram registrados no prontuário do usuário, respeitando as especificações que a prática natural implica. Dados de identificação e informações anteriores necessárias foram coletados no prontuário geral dos usuários. As pessoas atendidas foram selecionadas aleatoriamente conforme o fluxo de atendimento da unidade e aceitação para a terapêutica. O Serviço de Atenção Integrada à Saúde (SAIS) é vinculado ao departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Curso de Enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O SAIS busca realizar uma assistência holística e interdisciplinar aos seus usuários, oferecendo atendimento nas áreas de terapia convencional e pela utilização de práticas naturais.

RESULTADOS:
As pessoas procuraram a consulta de enfermagem, principalmente, por problemas emocionais, apresentando a ansiedade e a depressão como queixas mais freqüentes. Notamos, ao longo dos atendimentos, a explicitação de uma compreensão da doença como sendo uma exteriorização de um conflito interior e manifestação da necessidade de ajuda. Por isso, uma das orientações básicas referia-se às simbologias manifestadas, como sensações estranhas, pensamentos (desejáveis ou não) e reações corpóreas (boas ou não) sentidas durante a aplicação do reiki, como forma de trazer para o seu consciente suas limitações e dificuldades e compreender o universo da sua problemática, vivenciando um processo de autotransformação de menor ou maior grau. Assim, a responsabilidade do cuidado e a evolução do tratamento passam a ser do próprio indivíduo. As pessoas que utilizaram os florais demonstraram surpresa com a rápida percepção de suas potencialidades, relataram a transformação de atitudes negativas em positivas, estimulando assim o próprio potencial de autocura e a liberação do sistema físico que ele proporciona. O floral mais indicado foi o Rock Water (para autocobrança e perfeccionismo), o que se justifica pelo número de pessoas ansiosas e estressadas em decorrência das exigências profissionais e sociais existentes no mundo de hoje. Quanto às reações observadas com o reiki, os resultados terapêuticos foram mais diversificados, com respostas imediatas e intensas.
CONCLUSÕES:

Os resultados demonstram que as práticas naturais contribuem para a ampliação da co-responsabilidade dos indivíduos pela sua saúde e para a consolidação da cidadania, favorecendo o cumprimento dos princípios e diretrizes que regem o Sistema de Saúde. Considerando o indivíduo na sua integralidade, sem perder de vista a sua singularidade, corrobora a qualidade da atenção à saúde. Acreditamos que a associação do Reiki com os florais de Bach se constitui em uma combinação eficaz, uma vez que uma terapêutica potencializa o efeito da outra. Ou seja, enquanto o Reiki trabalha de forma mais intensa durante a sessão, o floral contribui na manutenção da harmonia alcançada, possibilitando assim, a evolução do tratamento. É importante destacar que os resultados do cuidado nesta perspectiva estão vinculados à teoria escolhida como base das ações, os aportes oferecidos pela teoria do Cuidado Transdimensional de Silva (1997) vieram confirmar os sentimentos e significados por nós construídos para o cuidado através das terapias naturais. Nesse sentido, acreditamos que o Cuidado Transdimensional tenha potencializado os princípios das terapias naturais, contribuindo com a sustentação teórico-prática da Integralidade do cuidado realizado. A atuação do enfermeiro, através das terapias naturais, constitui-se em um campo que poderá proporcionar autonomia, visibilidade e resultados mais significativos na construção de ações de promoção e prevenção à saúde e não apenas no manejo das doenças.

 

Palavras chave: Enfermagem – Reiki – Integralidade.
 
Palavras-chave: Enfermagem; Reiki; Integralidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006