IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HEXÂNICO DAS CASCAS DAS SEMENTES DE Cnidoscolus phyllacanthus (EUFORBIÁCEA)

Yanna Carolina Ferreira Teles 1
Nayana Alves de Miranda Teixeira 1
Monique Araújo Van Dingenen 1
Michelle Barreto de Araujo 1
Marçal de Queiroz Paulo  2
Edeltrudes de Oliveira Lima 3
(1. (1) Aluno(a) Iniciação Científica/Lab. Químico de Produtos Naturais/DQ/CCEN/UFPB; 2. Prof. Dr. do Departamento de Química/CCEN/UFPB; 3. Prof. Dra. do Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS/UFPB)
INTRODUÇÃO:
Cnidoscolus phyllacanthus (M. Arg.) Pax & Hoffm é uma Euforbiácea conhecida popularmente como favela ou faveleira. Trata-se de uma planta arbórea, de porte de 3 a 5 metros, xerófila, típica das caatingas secas hiperxerófilas do Nordeste brasileiro. Suas sementes possuem, em média, 1,3 cm e são ricas em óleo comestível, mas ainda pouco aproveitadas. Neste trabalho avaliou-se a atividade antimicrobiana in vitro do extrato hexânico das cascas das sementes da faveleira frente à fungos e bactérias.
METODOLOGIA:

As cascas foram retiradas das sementes manualmente e extraídas em Soxhlet usando hexano. Dissolveu-se o extrato em DMSO e água, obtendo-se a concentração de 3000 μg/mL. O screening da sua atividade antimicrobiana foi realizado através da técnica de difusão em meio sólido utilizando-se discos de papel em placas de Petri 90 x 15 mm descartáveis estéreis. Foi colocado 1mL da suspensão do microrganismo teste, em seguida adicionou-se 21mL de Agar Müller-Hilton ou Ágar Sabouraud fundido a 50°C, quando o ensaio envolvia, respectivamente, bactérias e fungos. Após solidificação do Ágar, os discos impregnados com 0,02mL da solução foram colocados na placa de Petri. O sistema foi incubado a 37°C por 24 horas para bactérias, 28°C por 48 horas para leveduras e à temperatura ambiente durante 7 dias para fungos filamentosos. Após o período de incubação, a atividade antimicrobiana foi considerada positiva quando observado a formação de halo de inibição do crescimento microbiano com diâmetro igual ou superior a 10 mm. Utilizou-se os seguintes microorganismos: Escherichia coli (ATCC-8739), Staphylococus aureus (ATCC-25923), Candida albicans (LM-3005), C. albicans (ATCC-76645), C. albicans (ATCC-90028), Candida kruseii (LM-08), Candida guill (LM-18), Candida parapsil (LM-10), Cryptococcus neoformans (EPM-0), Aspergillus niger (LM-05), Aspergillus fumigatus (ATCC-16923), Microsporum gypseum (ATCC-189), Aspergillus flavus (FCF-126) e Trichophyton rubrum (ATCC-2818).

RESULTADOS:
Após o período de incubação dos microorganismos, não foi registrada a formação de halo de inibição do crescimento microbiano para os fungos e bactérias testados.
CONCLUSÕES:

O extrato hexânico das cascas das sementes de Cnidoscolus phyllacanthus não apresentou atividade antimicrobiana frente aos microorganismos testados, na concentração de 3000 μg/mL.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cnidoscolus phyllacanthus ; antibiograma; Euforbiácea.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006