IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada

UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

Roberto Lopes de Abreu 1
Ana Carolina de Barros 1
Aline Ferreira dos Santos 1
Lívia Lopes Vieira 1
João Henrique das Mercês Moutinho 1
Andréa da Silva Aragão 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:
Sob a hipótese de que as dificuldades de aprendizagem da matemática têm raízes no desenvolvimento em nível insuficiente da capacidade de formação de conceitos generalizados e partindo da constatação de que tal capacidade se materializa através de três habilidades básicas: “Identificação de indícios essenciais do conceito”; “elaboração do conteúdo do conceito” e “utilização da linguagem adequada”, objetivou-se elaborar uma Metodologia para o ensino da matemática orientada para o desenvolvimento das referidas habilidades básicas, de modo a contribuir significativamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem. A elaboração de tal Metodologia ocorreu através da aplicação de procedimentos e instrumentos específicos em três amostras constituídas por alunos do Curso de Informática da UERJ, alunos que ingressaram na UERJ pelo sistema de cotas e por alunos do Ensino Médio da Rede Pública estadual do Rio de Janeiro, durante 15 semanas. O nível de desenvolvimento das habilidades básicas citadas foi verificado, para cada membro de cada amostra, em três momentos: ao início do processo, na oitava e na décima quinta semanas. O desenvolvimento das habilidades básicas citadas foi submetido a uma análise comparativa com o desempenho dos alunos quanto à aprendizagem dos respectivos conteúdos, possibilitando, assim, verificar a eficácia da Metodologia.

METODOLOGIA:
A partir das observações sobre os procedimentos realizados pelos alunos na execução de tarefas propostas em aula e provas; das respostas dos alunos aos questionamentos feitos em aula pelo professor; das perguntas feitas pelos alunos sobre os assuntos que estavam sendo ministrados e da aplicação de instrumentos específicos, foi possível identificar os elementos que dificultavam a aprendizagem. A síntese de tais elementos permitiu identificar os fatores que constituem a raiz das dificuldades encontradas pelos alunos. A partir daí, as aulas foram orientadas para o desenvolvimento das habilidades que permitiriam superar tais dificuldades. Foram elaborados e aplicados instrumentos inéditos que permitiram o monitoramento do avanço dos alunos quanto ao desenvolvimento de tais habilidades. Os indicadores de tais avanços e do desempenho dos alunos quanto a aprendizagem foram submetidos a uma análise comparativa e a um tratamento estatístico, de modo a obter-se indicadores da eficácia da Metodologia empregada quanto à sua contribuição para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

RESULTADOS:
Em relação ao nível de partida, os alunos lograram um desenvolvimento significativo das três habilidades básicas trabalhadas na pesquisa, sendo mais significativo o desenvolvimento da habilidade de utilização da linguagem adequada para expressar as idéias elaboradas e sendo menos significativo o desenvolvimento da habilidade de elaboração do conteúdo do conceito formado. Por outro lado, foi possível observar que os alunos encontraram grande dificuldade para identificar as ações requeridas para a realização das atividades o que, em alguns casos foi determinante para um baixo desenvolvimento das habilidades básicas trabalhadas na pesquisa. A curva do desenvolvimento da habilidade de identificação dos indícios essências apresentou um comportamento mais uniforme, enquanto o desenvolvimento da utilização da linguagem foi muito baixo no princípio da experiência tendo apresentado um crescimento muito grande na fase final. Os alunos que lograram maior desenvolvimento nas três habilidades básicas foram aqueles que apresentaram melhor desempenho na aprendizagem e os que tiveram os menores índices de desenvolvimento de tais habilidades apresentaram os piores resultados acadêmicos.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos permitem concluir que o processo tem eficácia para o desenvolvimento das três habilidades básicas da formação e da generalização de conceitos e que tal desenvolvimento é, de fato, importante para a aprendizagem e contribui de modo significativo para a superação das dificuldades encontradas pelos alunos. Ainda que se possa concluir o sucesso quanto aos objetivos pleiteados, os resultados evidenciam a necessidade de se aperfeiçoar o processo, principalmente os instrumentos utilizados e os critérios de análise de modo a tornar mais homogêneo o desenvolvimento de cada uma das habilidades trabalhadas e a aumentar a ampliar a contribuição para uma aprendizagem mais consistente.

Instituição de fomento: CETREINA / UERJ e FAPERJ
 
Palavras-chave: Ensino / Aprendizagem; Matemática; Construção de conceitos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006