IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural

INVESTIGANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS EXISTENTES NAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO PARÁ.

Gillys Vieira da Silva 1, 2
Maria do Socorro da Silva Guimarães 1, 3
Fabiola Aparecida Ferreira Damacena 1, 4
Odalicia Oliveira Neves Conceição 1, 4
Salomão Mufarrej Hage 1, 5
(1. Universidade Federal do Pará/ UFPA – Centro de Educação/ GEPERUAZ; 2. Bolsista Iniciação Cientifica/CNPq; 3. Bolsista/ GEPERUAZ; 4. Colaboradora/GEPERUAZ ; 5. Orientador)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho socializa o resultado de uma pesquisa sobre as escolas inseridas em comunidades remanescentes de quilombos no Estado do Pará, que diagnosticou esta realidade, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos educadores e educandos no processo ensino aprendizagem. A investigação sobre a temática se justifica no atual contexto, pelo surgimento de políticas públicas direcionadas para a população afro-descendente e indígena, com a finalidade em tese de corrigir e minimizar os efeitos de políticas altamente discriminatórias e excludentes que vem sendo implantadas para essas populações desde a nossa colonização; ao mesmo tempo em que os estudos que envolvem essa problemática ainda são muito limitados, num momento em que a educação pode se constituir numa estratégia importante para se afirmar as diferenças culturais contribuindo para a superação da discriminação e do preconceito racial, infelizmente, ainda muito acirrado em nossa sociedade.

METODOLOGIA:

O estudo apresenta uma abordagem quantitativa e qualitativa, com levantamento bibliográfico, documental e dados estatísticos, o qual oportunizou um diagnóstico detalhado dessas escolas, seguida de uma pesquisa de campo e uma observação in loco nos municípios de Moju, Mocajuba e Cametá, no Estado do Pará, onde foram realizados coleta de dados, observações e entrevistas com representantes das comunidades, pais, professores, técnicos das secretarias municipais de educação visando o levantamento da prática pedagógica desenvolvida nas escolas e sua relação com o ensino aprendizagem.

RESULTADOS:

A realidade encontrada nas comunidades remanescentes de quilombos visitadas evidenciaram o descaso e a falta de investimentos das esferas Municipal, Estadual e Federal com relação a essa problemática. Os desafios enfrentados no âmbito da educação em áreas remanescentes de quilombos são muitos e advindos de vários fatores interligados, que afetam o aproveitamento dos alunos, o que indica que ainda são muitas as barreiras a serem superadas para se implantar um ensino voltado para a realidade dos povos negros, a começar pela infra-estrutura.  É interessante destacar que o Estado do Pará em relação à região Norte possui 98% das matriculas em estabelecimentos de ensino localizados em áreas de remanescentes de quilombos equivalendo quase a sua totalidade, fato que nos leva a confirmar a existência de um numero elevado de comunidades quilombolas no Estado.

CONCLUSÕES:

Em que pese o reconhecimento conquistado na legislação vigente quanto ao direito à educação por parte das populações remanescentes de quilombos, os resultados da pesquisa revelaram que muitos esforços ainda são necessários para que sejam enfrentadas a discriminação, a desigualdade e a exclusão social e educacional impostas a essas populações na sociedade, entre outros fatores sugerimos a princípio, a necessidade do acompanhamento pedagógico por parte das Secretarias Municipais de Educação, e da formação continuada dos educadores que aborde a realidade especifica dessas comunidades.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação do campo; Diversidade cultural; Comunidades Quilombolas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006