IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

AVALIAÇÃO: AÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Rita de Cássia Batista da Silva 1
Nelma Maria Nascimento Oliveira 1
Rosane Rodrigues da Silva 1
Adeilton Padilha de Medeiros 1
Ana Maria O. de Paula 1
Maria José da Silva 1
(1. Secretaria Executiva de Educação do Cabo de Santo Agostinho/ SEDUC-Cabo)
INTRODUÇÃO:

Na perspectiva de elevar a qualidade da educação nas escolas municipais e democratizar a produção do conhecimento e da cultura, o Núcleo de Avaliação Educacional do Cabo- NAEC  vem desenvolvendo várias ações com o objetivo de redirecionar as práticas pedagógicas, visando minorar as fragilidades instaladas na Rede, bem como identificar os processos que produzem baixos indicadores de aprendizagem, ao mesmo tempo que se tem consciência de que "não se trata de conhecer por conhecer, de interpretar para saber, mas de compreender para agir" (Hadji 2002:p.22). Por esta razão, pretende-se desenvolver uma cultura avaliativa multidisciplinar, reflexiva e responsiva através de debates e reflexões na comunidade escolar, fornecendo desta forma, subsídios que auxiliem na (re)construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas.

Nessa ótica, o núcleo tem, inclusive, apoiado e monitorado os processos de formação dos educadores e a política de valorização docente, a partir dos resultados obtidos na Avaliação de Rede, pois entende  que a avaliação que alicerça toda a ação do núcleo, deve estar a serviço das aprendizagens, que favoreçam informações, identifiquem e expliquem erros, que proponham interpretações quanto as estratégias e atitudes dos alunos, ou seja, ação feedback, julgamento ajuste; portanto, uma avaliação que alimenta diretamente a ação. Hadji(2001), Luckesi(2000), Perrenoud(1999).

METODOLOGIA:

O NAEC elabora anualmente instrumentos avaliativos contemplando as áreas  de língua portuguesa e matemática. Esses testes são aplicados em séries distintas do ensino fundamental em toda a rede municipal.

Os testes apresentam itens diversificados  priorizando-se habilidades e competências. Assegura-se a produção textual. Em matemática, o foco é a resolução de situações-problema. Os itens são pré-testados para formação posterior dos cadernos de provas com assessoria do NAPE–UFPE (Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional de Pernambuco).

Após a aplicação dos testes, os dados são coletados e analisados para elaboração de relatórios pedagógicos. Disponibiliza-se cada descritor avaliado no teste, expondo o índice percentual  de acerto, erro e não feitos de cada item, visando compreender os erros e hipóteses dos alunos,  favorecendo a criação de condições didáticas e ou pedagógicas adequadas para superação de obstáculos revelado pelo erro (Hadji, 2001).

Os relatórios específicos são encaminhados para cada escola. Os dados são usados na elaboração de um plano de ação para superação dos obstáculos apresentados bem como no redirecionamento do Projeto Político Pedagógico.

Os resultados gerais da Avaliação de Rede são socializados em simpósios, que fomentam nos educadores a necessidade de se apropriarem de conhecimentos metodológicos que mobilizem a construção e o desenvolvimento das habilidades e competências básicas de leitura, escrita, produção e resolução de situação-problema.

RESULTADOS:

Considera-se um avanço significativo na rede, a melhor compreensão do que é a Avaliação de Rede, para quê e a quem serve. Ela deixa de ser, como era percebida,  um instrumento de classificação e de fiscalização  do trabalho pedagógico desenvolvido na escola e passa a ser internalizada como um processo dialógico entre teoria  e prática no qual ambas se (re)constroem mutuamente.

Na rede municipal, as três unidades básicas de ensino da língua: leitura, produção textual e análise lingüística sugeridas por Geraldi(1997) orientam hoje a prática pedagógica dos educadores.

Em relação aos descritores de língua portuguesa observou-se progressos significativos em no que diz respeito a identificação do tema central do texto, do gênero textual e da interpretação do título. É perceptível  ainda os avanços quanto à realização de inferência e a reconstrução de informação do texto.

Em matemática constata-se que houve avanços relativos aos descritores que testam porcentagem, medidas, figuras planas e raciocínio combinatório.

O tratamento da informação apresenta uma evolução bastante significativa, tendo como referência que tais conteúdos sequer apareciam nos livros didáticos, no ínicio dos anos 90.

CONCLUSÕES:

A transparência nas ações, a ética e o profissionalismo garantem ao NAEC credibilidade e respeito o que favorecem a autonomia do núcleo em diversas ações, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento de parcerias que viabilizam a promoção de uma escola pública municipal de qualidade.

 Por esta razão, hoje o núcleo se constitui como um dos indicadores de diretrizes  político-pedagógicos, e desenvolve um trabalho permanente de reflexão, de construção e de aprendizagens coletiva. As escolas vêm absorvendo esta proposta e ampliando o conceito de avaliação para que se estabeleça uma cultura educativa preocupada com os problemas de relevância para o ensino, proporcionando condições necessárias para a construção de uma escola política autônoma, inclusiva e de qualidade.

Atualmente, o núcleo participa da Comissão Executiva que avalia, estuda e analisa a avaliação de larga escala no estado de Pernambuco (SAEPE -Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), participa da construção da Base Curricular Comum Estadual juntamente com outros núcleos de avaliação e é referência indicada pela UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Pernambuco) para implementação de novos núcleos no estado.           

Instituição de fomento: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cabo; Avaliação; Ação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006