IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
O ENSINO DA AGROECOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ NA TRANSAMAZÔNICA PARÁ, PROJETO MAGISTÉRIO TRANSAMAZÔNICA.
Márcia Cristina Delfina 1
Dilailson Araujo de Souza 1
Francisco Plácido Magalhães Oliveira 1
(1. Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:
A Agroecologia pode ser considerada como um dos componentes para a construção de um desenvolvimento ecologicamente sustentável, haja vista que ela se constitui como uma ciência que consiste num conjunto de conhecimentos, técnicas, saberes e práticas diversas que respondem as condições ecológicas, econômicas e culturais de cada geografia e população. É neste sentido, que é importante contextualizar a Agroecologia como uma disciplina na formação de sujeitos do campo visando a construção de um desenvolvimento sustentável, numa perspectiva do uso da terra e dos recursos naturais por gerações atuais e futuras, e a partir de então levar em consideração não só aspectos econômicos, mas também os ambientais e sociais. O presente estudo foi realizado com educandos do Programa Educação Cidadã na Transamazônica, nível médio magistério, procura fazer uma análise acerca do processo de ensino/aprendizagem de Agroecologia, compreender a contextualização desse processo na formação desses educandos, na apropriação de saberes, e com isso buscar relacionar as práticas de ensino com a realidade e necessidade que os educandos do Projeto vivenciam cotidianamente em seus assentamentos.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizado com educandos do Projeto Magistério do ensino médio do Programa Educação Cidadã na Transamazônica Pará, em áreas de assentamentos da Reforma Agrária nos municípios de Anapu e Pacajá no estado do Pará. Os dados foram coletados em dois momentos: O primeiro momento consistiu na coleta de dados a partir do acompanhamento pedagógico, realizado durante o Tempo Escola, (no qual os educandos estão reunidos para formação). Nesse período, foram realizadas observações e anotações, acerca do desempenho dos alunos, da metodologia e dos conteúdos que o professor utilizou em sala de aula, e sua forma de avaliação. Um outro critério adotado para a obtenção de dados foi a análise das estatísticas das avaliações da disciplina e das auto-avaliações na disciplina que os educandos realizaram no final do Tempo Escola. O segundo momento se deu por meio de um roteiro de entrevista, aplicada aos educandos a partir da visita do Tempo Comunidade, (momento de visita e acompanhamento aos educandos nos trabalhos a serem realizados em suas comunidades), nos Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária (P. A).
RESULTADOS:
A análise e interpretação dos dados demonstram que a Agroecologia constitui uma disciplina nova no currículo escolar dos educandos, sendo que grande parte deles, não possuía conhecimento de técnicas agroecológicas. Entretanto, isso não foi um empecilho para o bom rendimento do processo de ensino/aprendizagem na disciplina ministrada durante a Quarta Alternância. As experiências realizadas pelo Projeto em inserir no currículo de formação de educadores do campo as disciplinas de Agroecologia e Agricultura Familiar têm gerado uma nova percepção por parte dos educandos no que diz respeito as suas próprias formações e saberes, e também as alternativas de como trabalhar a terra. Todos os saberes a respeito da agricultura ecológica que foram trabalhados no Quarto Tempo Escola está sendo disseminado nas respectivas localidades dos educandos, por meio do trabalho do Tempo Comunidade, que consiste em ações envolvendo a comunidade, no qual os educandos estão organizando reuniões em seus assentamentos, realizando abordagens referentes aos sistemas agroflorestais, roças sem queimar e refletindo sobre o futuro da agricultura familiar, procurando compreender as formas de conservação dos recursos naturais. Entretanto, esses saberes ainda não estão sendo bem recebidos pelos agricultores que vivem nas comunidades desses educandos, pelo fato dos agricultores possuírem o costume tradicional voltado para o sistema de corte e queima, para o cultivo de suas culturas.
CONCLUSÕES:
O ensino da agroecologia, na formação de educadores do campo pode contribuir de forma significativa para a estruturação do desenvolvimento sustentável, e também na ajuda para a conservação dos recursos naturais. Nesse contexto a partir das experiências realizadas durante o Tempo comunidade pelos educandos em suas comunidades, percebe-se a importância de se estruturar um currículo de formação de sujeitos do campo, em que estejam inseridos os saberes agroecológicos, para que haja a multiciplicidade desses conhecimentos, e também para que haja a construção de uma visão voltada para a estruturação da agricultura ecológica. A partir de então se deve pensar na disciplina agroecologia voltada para a realidade vivenciada pelos agricultores dos projetos de assentamentos da Reforma Agrária, e que esta esteja inserida nas séries iniciais das escolas públicas destas localidades, para que as pessoas que vivem no campo possam ter uma dimensão maior da responsabilidade que cada um tem na conservação dos recursos naturais, e com isso pensar nas gerações futuras, a partir de um gerenciamento desses recursos, no que diz respeito às formas de uso e manutenção dos recursos naturais.
Instituição de fomento: PRONERA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Agroecologia; Educação no Campo; Transamazônica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006