IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 4. Radiologia e Fotobiologia
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM EXTRATO AQUOSO DE Rehmannia six (Liu Wei Di Huang Wan) NA MARCAÇÃO DE HEMÁCIAS COM TECNÉCIO-99m
Adriana Cardoso Gomes  1
Dilma Melo da Silva 1
Luciana Costa de Souza 1
Sebastião David Santos-Filho 1
Nasser Assad 1
Mario Bernardo-Filho 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:
Em medicina nuclear, exames cintilográficos com radiofármacos (radiobiocomplexos) são utilizados para diagnóstico de diversas disfunções metabólicas e/ou doenças. Esses radiobiocomplexos podem ser formados por estruturas celulares ou moleculares freqüentemente marcadas com tecnécio-99m (99mTc). Este radionuclídeo é o mais utilizado devido às suas características físico-químicas, como tempo de meia vida física de 6h, emissão de radiação gama de 140keV, possibilidade de gerar boas imagens com baixas doses administradas, rejeitos ambientais desprezíveis e facilidade de marcação. A marcação de estruturas celulares envolve a redução do número de oxidação do 99mTc e o cloreto estanoso (SnCl2) é o agente redutor mais utilizado por apresentar uma alta eficiência de marcação. Vários fatores podem interferir na marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc como a utilização de produtos naturais. Em decorrência do intenso uso de produtos de origem vegetal pela população, torna-se relevante o desenvolvimento da utilização de modelos experimentais envolvendo extratos vegetais. Rehmannia six é uma prescrição da Medicina Tradicional Chinesa muito utilizada em tratamentos clínicos de deficiências de “Yin-Rim”, tais como câncer, diabetes, doenças autoimunes e disfunções endócrinas como climatério, esterilidade e hiperplasia de próstata. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de um extrato aquoso de Rehmannia six na marcação de hemácias com 99mTc.
METODOLOGIA:
O extrato de Rehmannia six  foi preparado em cloreto de sódio 0,9% na concentração de 70mg/ml, sob agitação em vórtex (1min), seguindo-se centrifugação a 3000 rpm/10min. A fase sobrenadante foi considerada como 100%, sendo diluída a diferentes concentrações (6,25; 12,5; 25; 50%). Amostras de 0,5ml de sangue heparinizado, obtidas por punção cardíaca de ratos Wistar, foram incubadas com as diferentes concentrações do extrato de Rehmannia six por 1h. Os tubos utilizados nesse experimento foram fechados com tampa de borracha, sendo retirado o ar (vácuo) com a utilização de seringa. Após esse período, foi adicionado 0,5ml de solução de SnCl2 (1,2 mg/ml) por 1h, seguido de 0,1ml de 99mTc (3,7 MBq), na forma de pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) com incubação por mais 10 min. As amostras foram centrifugadas (1500 rpm, 5 min) em centrífuga clínica Alpha ICA (Instrumentos Científicos Alpha Ltda). Para avaliar o efeito do extrato na ligação do 99mTc às hemácias, alíquotas (20ml) de plasma (P) e células (C) foram então separadas e misturadas a 1ml de água destilada. No controle, foi adicionada solução de NaCl 0,9%, em lugar do extrato. As alíquotas obtidas foram contadas em cintilador sólido do tipo NaI com impureza de tálio (Packard Instrument Company, mod C5002, USA) e a porcentagem da radioatividade incorporada às hemácias foi calculada. O teste estatístico utilizado foi o ANOVA com pós-teste de Tukey, sendo considerado estatisticamente significativo quando P<0,05. 

RESULTADOS:
Os resultados indicaram que este extrato foi capaz de reduzir a fixação da radioatividade às hemácias, de 93,56±2,52 no controle para 57,01±1,60 na solução 100% do extrato estudado. 
CONCLUSÕES:
O extrato de Rehmannia six é capaz de reduzir in vitro a eficiência de marcação das hemácias com 99mTc. Os constituintes presentes no extrato de Rehmannia six poderiam estar, possivelmente, (i) competindo com os íons estanoso e pertecnetato por sítios ativos de ligação, (ii) inibindo (ação quelante) os íons estanoso e pertecnetato, (iii) alterando a permeabilidade da membrana celular, (iv) bloqueando o mecanismo de transporte destes íons, e/ou oxidando o íon estanoso, por ação direta, ou (v) gerando espécies reativas de oxigênio que, por ação indireta, poderiam oxidar o íon estanoso, impedindo a redução do íon pertecnetato.
Instituição de fomento: CNPq, Faperj, CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Rehmannia six; Hemácias; Tecnécio-99m.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006