D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
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A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROCESSO DIALÓGICO, INTERDISCIPLINAR E CRIATIVO |
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Marlene Gomes Terra 1 |
Francisca Georgina Macêdo de Sousa 2 |
Sadja Cristina Tassinari Mostardeiro 1 |
Kenya Schmidt Reibnitz 3 |
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(1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM ; 2. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão - UFM; 3. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) |
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INTRODUÇÃO: |
Ao abordarmos a temática da educação em saúde, nos confrontamos com várias questões instigantes e desafiadoras. A primeira seria refletir sobre a dimensão da educação, como processo de construção, confrontando-o com o modelo de atenção à saúde. A segunda um olhar crítico sobre o processo de cuidado de enfermagem e na formação do enfermeiro, buscando estratégias para uma prática inovadora e criativa na educação em saúde. Parte-se, então, do pressuposto de que a educação em saúde deve ser repensada como processo capaz de desenvolver nas pessoas a consciência crítica em relação às das causas dos seus problemas e, ao mesmo tempo, criar um dinamismo para atuar no sentido de mudanças. Portanto, repensar os aspectos que permeiam o processo de educação em saúde foi o objeto selecionado para esta investigação. |
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METODOLOGIA: |
Trabalho de abordagem qualitativa utilizando-se as discussões em grupo para a construção de alguns pressupostos que norteiam a temática da educação em saúde. Participaram do estudo 12 sujeitos sendo 10 discentes e dois docentes de um Curso de Doutorado de um programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública Federal. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica de grupos. Para tanto o grupo foi dividido em três subgrupos utilizando-se da dinâmica “Balas Doces”, que consistiu em oferecer aos participantes três opções de chocolates resultando em três subgrupos. A discussão tomou por base a questão norteadora: como você compreende a educação em saúde considerando as atuais práticas assistenciais e formação do enfermeiro?
Um monitor fez a exposição do objeto e objetivos do estudo e obteve o consentimento dos sujeitos para participar do estudo. O material empírico foi submetido à análise crítica e reflexiva utilizando-se leitura criteriosa dos textos produzidos pelos grupos. |
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RESULTADOS: |
A compreensão acerca dos resultados do estudo aponta a educação em saúde como processo apresentado e agrupado neste estudo em quatro categorias: processo interdisciplinar e intersetorial, processo interativo e dialógico, processo educativo e processo criativo. |
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CONCLUSÕES: |
É preciso reconfigurar o conhecimento no sentido de alcançar a dimensão humana por meio de equipes inter e transdisciplinares no sentido de otimizar o cuidado à saúde. Nesse sentido, para se utilizar a educação em saúde como processo é preciso utilizar o diálogo, juntamente, com outros conhecimentos de outras áreas, para assim, utilizar recursos metodológicos e didáticos que enfatizem a criatividade e o fazer juntos. Alcançando, por um lado, o sujeito como participante ativo, e, por outro, o profissional e a equipe como co-responsáveis do cuidado para a saúde. |
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Palavras-chave: Enfermagem; Educação em Saúde; Criatividade. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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